VEJA galeria de fotos no link abaixo
Depois de percorrer todas as escolas da rede municipal, estadual e particulares de Chapadão do Sul o Projeto “Câmara vai à Escola” realizou o encerramento em Brasília com a presença de todos os estudantes representantes de cada escola. A viagem fez parte do encerramento do projeto.
Uma comitiva formada por 15 alunos, quatro representantes da Secretaria de Educação, dois servidores da Câmara Municipal e ainda quatro pais sorteados, estiveram em Brasília entre os dias 2 e 5 de agosto. Eles conheceram um pouco da história do Brasil e da política nacional em visita à vários pontos históricos e culturais da cidade.
Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o Congresso Nacional numa visita pelo Senado Federal e na Câmara dos Deputados onde acompanharam uma Sessão. Foram dias intensos de muitas visitas e aprendizado. Também conheceram o Memorial Juscelino Kubitschek.
Por se tratar de uma visita sem fins políticos e/ou partidários, os alunos não se encontraram com nenhum parlamentar, mas tiveram a oportunidade de conhecer todos os processos que envolvem os três poderes da república.
Como parte do cronograma foram recebidos no Tribunal de Justiça do Distrito Federal pelo Juiz Federal Dr. Fábio Francisco Esteves, magistrado sul-chapadense que fez questão de palestrar aos alunos sobre os processos que envolvem a magistratura. Destacou sobre sua história de vida, exemplo para todos os alunos.
No último dia da viajem os alunos participaram de uma roda de conversa com o Presidente da Câmara André dos Anjos e os vereadores Alline Tontini, Marcelo do Bar, Professora Almira e Tucano, que estavam na Capital. Durante o bate papo os alunos puderam comentar sobre a experiência que tiveram e quais pontos mais gostaram na viagem e no Projeto Câmara vai à Escola.
Todos os envolvidos no projeto como vereadores, professores, alunos e pais ficaram satisfeitos com o resultado pela participação dos estudantes. Demonstraram bastante interesse no projeto, do início ao encerramento em Brasília. Para o Presidente André dos Anjos, o objetivo foi alcançado e sem dúvida a comunidade escolar colherá muitos frutos deste projeto que marcou o ano de 2022 com a interação da Câmara Municipal com a escola.