Quer informações do Chapadensenews.com.br pelo celular?
Link de acesso:
https://chat.whatsapp.com/EcjdxwK4hNoL3ekYjD3MJL
Costa Rica ganhou destaque estadual na última quinta-feira (14) pela excelente ação policial que resultou na morte de dois traficantes, a maior apreensão de crack dos últimos anos, duas armas de fogo e duas balanças de precisão. O 2º pelotão da PM de Costa Rica, pertencente a 4ª CIPM, vem apresentando números positivos envolvendo prisões de traficantes, apreensões de drogas e cumprimentos de Mandados de Prisões. Somente em 2023 foram tirados de circulação 60 criminosos com Mandados de Prisões em aberto. Nos três primeiros meses de 2024 o número já chegou 13.
Servir e Proteger
Se a média de Mandados de Prisões for mantida a Polícia Militar de Costa Rica seguirá pulverizando anualmente suas próprias marcas e poderá passar de 70 criminosos tirados das ruas em 2024. O trabalho é similar a “enxugar gelo”, mas mostra grande eficiência e eleva o nível de segurança da sociedade. Em 2022 foram cumpridos 50 Mandatos de Prisões, 60 em 2023 e este ano ainda segue em aberto.
Combate incansável ao tráfico
Os trabalhos operacionais da PM em Costa Rica não são aferidos apenas pelo número de cumprimento de Mandados de Prisões – que é elevado – mas pelo combate incansável contra o tráfico de drogas na cidade e zona rural, além de também contribuírem com um grande número em apreensões de arma. Nos dois últimos dois anos 16 pessoas foram presas por crimes ligados à comercialização e posse de entorpecentes.
Prendendo foragidos de alta periculosidade
Várias destas prisões foram de criminosos de alta periculosidade, foragidos de outros estados. Entre os antecedentes destes homens estão o Tráfico de Drogas em estados do Nordeste, São Paulo e no Norte do Brasil. São bandidos “linha de frente” em seus redutos que fogem em busca de novas ações criminosas e parceiros para a execuções de crimes na Região do Bolsão
Reconhecimento da Sociedade
A atuação da PM de Costa Rica vai muito além do policiamento repreensivo. Contribui preventivamente na diminuição dos índices de criminalidade. A Polícia Militar tem papel destacado na elevação do nível de segurança da comunidade. A postura dos policiais é alvo de constantes elogios das autoridades municipais e cidadãos num contingente de 21 homens numa cidade com quase 30 mil habitantes.
MATÉRIA relacionada no link abaixo