Chapadão do Sul/MS

AÇÃO de Raizeiros segue matando árvores do Parque Ecológico de Chapadão do Sul. Muitas já apodreceram

 Quer informações do Chapadensenews.com.br pelo celular?

Link de acesso:

https://chat.whatsapp.com/LvofZoy4M2UJz2141UJsA7  

         Em novembro de 2022 foi feita reportagem sobre a ação de raizeiros que usam facões para tirar lascas de árvores  do tão sonhado Parque Ecológico de Chapadão do Sul localizado ao lado do Colégio Maper. Passados dois anos nada mudou. Pelo contrário, piorou muito porque algumas destas árvores “feridas” já morreram.  O que deveria ser uma espécie de “Pulmão Verde” vem morrendo pela ação de vândalos. Esta área é preciosa e é usada por alunos e alguns moradores no bioma com plantas  do cerrado. Não está adiantando a dedicação de algumas pessoas abnegadas no plantio, manter a  limpeza e criar um ecossistema capaz de atrair pássaros e outros animais quando outros depredam.

Os  “inimigos” são os próprios moradores de Chapadão do Sul. A ação de pessoas que retiram cascas de árvores para a produção da famosa “raizada” com árvores nativas do serrado segue matando muitas plantas que já estavam grandes, quase adultas. Falta um vigilante ou mais  consciência ambiental na cidade para que alguns projetos voltados o bem estar comum prosperem.

Esta ação predatória não é nova, mas a cada limpeza e retirada do capim do Parque Ecológico os troncos destas belas árvores ficaram expostos, facilitando a visualização pelos raizeiros.  Algumas já foram aneladas  impedindo a condução de seiva elaborada para as raízes da planta. Outras já morreram. Em 2022 um Angico da área verde já tinha sido comprometido. Uma Mangaba recebeu tantos golpes de facão para a extração do “leite” que não vai sobreviver. O ingrediente é usado nas  garrafadas. Esta planta também atrai muitos pássaros.

Em março de 2022 o Parque Ecológico de Chapadão do Sul  recebeu um mutirão de limpeza feito  por crianças. O trabalho foi conduzido pela Técnica em Meio Ambiente Jaqueline Portes. Ela levou até seu filho e outros pequenos para a remoção do lixo.  Portes é uma das idealizadoras deste projeto ambiental e quem plantou as mudas cultivadas no Viveiro Municipal e coletadas na região com a ajuda de funcionários  da secretaria de Obras. Assim como o descarte de lixo em ruas e avenidas, o Parque Ecológico Municipal é o retrato do comportamento negativo de algumas pessoas

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também