“Chapadão do Sul está há pelo menos cinco anos à frente de seu tempo”. Claro que sempre há ajustes pontuais que precisam ser feitos, mas a frase do prefeito João Carlos Krug retrata o otimismo pelo qual passa o município diante do atual momento do empreendedorismo local. Segundo ele estão sendo aplicados cada vez mais recursos em infraestrutura e na capacitação de pessoas que poderão enxergar e aproveitar as possibilidades que o mercado oferece. Krug fez a abertura oficial do “Dia da Oportunidade” que está sendo realizado em parceria entre a prefeitura, Sebrae e Associação Comercial, na manhã de hoje, no Salão de Eventos cedido pela direção do Sindicato Rural.

O prefeito lembrou que o processo de transformação das relações sociais é muito rápido e – em pouco tempo – novas ações precisam ser atualizadas. Nesta contexto o empreendedor e o gestor precisam estar atentos para acompanhar a evolução mercadológica e as tendências globais para se manter no mercado. Krug, que também é empreendedor, vai acompanhar a delegação de prefeitos sul-mato-grossenses que estarão em Dubai, nos Emirados Árabes, na maior feira mundial de novidades que todos os países colocam à disposição de suas respectivas sociedades. O custo da viagem será de R$ 45 mil com 30% desse valor subsidiado pelo SEBRAE/MS, 40% pelo Governo do Estado através do Convênio Propeq Dinamiza e o restante do valor pelo município por meio de aditivo de contrato já existente do Programa Cidade Empreendedora.

A maior atração é o conjunto de pavilhões dos países participantes, com intuito de explicar inovações, ideias, avanços científicos e tecnológicos. Também reunirá diversos setores, tais como empresas privadas, ONGs (Organizações não governamentais) e instituições governamentais, todas destinadas a discutir negócios, tecnologia e urbanismo, sustentabilidade, políticas públicas e econômicas.
O Programa Cidade Empreendedora está oportunizando prefeitos a chance de ouvir palestras e fazer visitas técnicas a lugares que são referência global de inovação urbana, agregando novos conhecimentos. Os prefeitos terão agenda conjunta, ao todo serão seis dias de conhecimentos, iniciando pela visita guiada aos pavilhões conceito da Sustentabilidade, Oportunidade e Mobilidade, onde conhecerão os destaques de cada tema. No segundo dia visita técnica a Abu Dhabi para conhecer maior fazenda de energia solar do mundo – Noor Abu Dhabi – gera energia capaz de abastecer uma cidade de até 90 mil habitantes, visita técnica a Masdar City, a cidade do futuro onde todos os veículos são autônomos e onde fica a Universidade de Inteligência Artificial.

No terceiro dia participarão de uma visita técnica a Cidade sustentável de Dubai; visitas na tarde e noite dedicada aos pavilhões da Expo e participarão de Palestra sobre Construções Sustentáveis de prédios públicos. No Quarto dia visitarão o Museu do futuro – verão tópicos de sustentabilidade, design e tecnologia. Museu certificado pelo Green Building Council; Visita técnica ao Projeto Skyway Technologies desenvolvido pela RTA em Sharja, um novo e revolucionário modal de transporte elétrico de cargas e passageiros que poderá substituir as ferrovias do mundo. Finalizando no sexto dia com a Apresentação exclusiva sobre NEON – a maior e mais inovadora cidade em construção no mundo na Arábia Saudita.