Um dos currículos mais robustos entre os homenageados com o título de “Cidadão Sul-Chapadense”, o professor Wilton Paulino Júnior é pioneiro na área educacional e o primeiro a investir na implantação de curso superior em Chapadão do Sul com a construção da Fachasul. Visionário que acreditou no crescimento da cidade e no convite feito pelo do então prefeito na época (João Carlos Krug). A área foi doada pelo comendador Júlio Alves Martins (In Memórian). Também é pioneiro na construção administrativa de MS na divisão do MT ao lado do ex-governador Pedro Pedrossian. O título foi encaminhado pelo presidente da Câmara de Vereadores, André dos Anjos.
Nasceu em 10 de março de 1959 na cidade de Três Lagoas e é casado há 41 anos com a professora Sandra Mendonça Paulino, com quem tem dois filhos (Dr Thiago Mendonça Paulino, advogado) casado com Gaya Schneider Paulino e Rodrigo Mendonça Paulino, médico). Wilton Paulino é avô de Marina Marina Shinaider Paulino e Luísa Schneider Paulino.

Chegou em Chapadão do Sul em 2000 a convite do prefeito João Carlos Krug para implantar uma faculdade. Criou a Fachasul (Faculdade de Chapadão do Sul), Ceprosul (Centro de Ensino Profissionalizante de Chapadão do Sul) e trouxe o Pólo em EaD da Unopar que já formou e colocou no mercado de trabalho mais de 2 mil jovens e trabalhadores em Chapadão do Sul, região e no Brasil.
Além da contribuição prestada na formação e qualificação profissional também apoiou diversas iniciativas da sociedade e entidades na solução e melhoria das condições social e econômica dos munícipes. Foi secretário de Governo nas gestões dos prefeitos Jocelito Krug e Dr. Felipe e também presidente dos partidos políticos DEM e Solidariedade. Também é um dos fundadores do CTN (Centro de Tradições Nordestinas), entre outras iniciativas da sociedade civil.
Cargos exercidos em sua trajetória:
• Secretário de Cultura, Esporte e Turismo em Campo Grande na gestão do Prefeito Ludio Coelho
• Diretor Executivo da FUNDESPORTE na gestão do governador Wilson Barbosa Martins
• Delegado de Educação em Mato Grosso do Sul na gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso
• Diretor Presidente da Escola de Governo de MS nas gestões do governador Reinaldo Azambuja.
Atualmente exerce a função de Diretor da FACHASUL e CEPROSUL e Gestor da UNOPAR em Chapadão do Sul, Costa Rica, Chapadão do Céu, Figueirão e Paraiso das Águas com um contingente de 1.700 alunos.