O Aplicativo WhatsApp vai atualizar os seus Termos de Uso e Política de Privacidade neste sábado (15). Em janeiro, o mensageiro começou a disparar avisos sobre as novas regras do aplicativo, que permitem o envio de dados de interações entre usuários e contas comerciais para empresas do Facebook. Até então, as mudanças estavam previstas para ocorrer 8 de fevereiro, mas o mensageiro adiou para amanhã após receber duras críticas tanto de usuários quanto de instituições reguladores e até de autoridades governamentais.
Mesmo com a tentativa do WhatsApp de esclarecer as mudanças, muitos usuários continuam com dúvidas a respeito das novas regras. Pensando nisso, o TechTudo preparou uma lista com os principais questionamentos. A seguir, você pode conferir o que muda com os novos termos, qual o impacto deles, como eles afetam usuários e o que acontece com quem não aceitar as mudanças até amanhã.
1. O que muda nos termos?
Em janeiro, o WhatsApp passou a emitir avisos no mensageiro sobre a nova política de privacidade da companhia. De maneira geral, a nota afirmava que o aplicativo passaria a compartilhar dados da interação entre usuários e contas comerciais pelo WhatsApp com as empresas parceiras do Facebook. O alerta não dava a opção de recusar os termos, de maneira que a única saída para quem discordasse deles seria apagar a conta e abandonar o WhatsApp.
Na prática, com os novos termos, o WhatsApp poderá compartilhar com as empresas parceiras do Facebook dados como o número pessoal de telefone do usuário, além da marca, modelo, número de IP do dispositivo e empesa de telefonia utilizada. Informações como o “online” e “visto por último” também poderão ser compartilhados, bem como dados de tempo de uso e atividades dos usuários no mensageiro.