Chapadão do Sul/MS

Whatsapp clonado segue fazendo vítimas em Chapadão do Sul. Veja como colocar senha e melhorar segurança

        Uma dona de casa registrou queixa na delegacia de Polícia Civil após  depositar dinheiro para um estelionatário achando que fosse um parente.  Somente após fazer o PIX percebeu que tinha caído num golpe. Este é um dos crimes mais comuns na cidade devido à dificuldade de identificar os criminosos e a falta de segurança (senhas) nos aparelhos. A prática de clonar o celular é uma atividade criminosa que tem como objetivo roubar informações sigilosas ou se passar por alguém indevidamente. não é raro encontrar um internauta informando que o seu celular foi clonado e tem alguém pedindo dinheiro em seu nome.

A clonagem de smartphones pode ser feita tanto pelo chip de telefonia quanto pelo próprio aparelho e acende um alerta sobre os cuidados que devem ser adotados a fim de se proteger de golpes.  Vários portais ensinam como o usuário deve agir para proteger seus dados e eviat prejuízos.

Caso suspeite que o seu dispositivo já tenha sido clonado é preciso entrar em contato com a operadora o mais rápido possível para informar o ocorrido e solicitar um novo chip. Se a clonagem for confirmada é recomendado realizar o registro de um Boletim de Ocorrência com as autoridades competentes para se resguardar de possíveis fraudes.

Atualizar a senha do celular

Para evitar possíveis clonagens, é recomendado manter as senhas do seu celular e dos aplicativos atualizadas. Ao realizar a alteração, verifique se foram utilizados dados seguros, evitando o uso de data de nascimento, nome, números em sequências comuns e outras informações de fácil acesso.

Alguns dispositivos oferecem a possibilidade de utilizar também o desbloqueio por reconhecimento facial e impressão digital, o que tende a ser ainda mais confiável.    

Verificação de duas etapas

Diversos aplicativos e até mesmo sistemas operacionais, como o iOS, oferecem este tipo de verificação quando o usuário cadastra um novo aparelho, por exemplo. Quando ativada, esta confirmação se dá por uma mensagem de um SMS, e-mail, confirmação no dispositivo anterior ou aplicativo específico para verificar a identidade.

Para confirmar a disponibilidade, é preciso ir até as configurações do aplicativo, ou sistema, e procurar por por “verificação em duas etapas”. O WhatsApp, por exemplo, utiliza uma senha de seis dígitos, impedindo o acesso de terceiros por meio do número de celular.   

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também