Chapadão do Sul/MS

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA – Vereadora de Chapadão do Sul é convidada a palestrar em encontro estadual promovido pela UCVMS

      Entre os dias 9 e 11 de Junho de 2021 foi realizado o Encontro de Câmaras de Vereadores de MS, em Campo Grande, no Espaço Pantanal, onde os presentes foram discutidos três assuntos muito importantes com  “O vereador pode apresentar projeto de lei que gere despesas para o Executivo”? /”A licitação e o Mandato do Vereador” e “O conceito de rede de enfrentamento à violência, hoje existente até nas pequenas cidades”.

A vereadora Katiusce Martins Nogueira (MDB) levou à Campo Grande sua expertise na discussão da “Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica nas Cidades”. Ela alertou sobre a necessidade da discussão e averiguação da capilaridade da Rede de Atenção, Atendimento e Enfrentamento à Violência existente nas cidades. Deu como  exemplo os avanços obtidos nos últimos cinco anos em Chapadão do Sul quando – aliada à Câmara de Vereadores e toda a Rede – trabalhou pela modificação no modo como a violência doméstica, a violência contra a infância e adolescência e a contra idosos acontecia.

Ká Nogueira vem de uma experiência de anos trabalhando no Sistema de Garantia de Direitos e foi a primeira Coordenadora de Políticas para Mulheres em Chapadão do Sul quando, em 2017, se cogitava a criação do OPM na cidade. Em Agosto de 2017 a participação da Câmara de Vereadores no Agosto Lilás foi maciça e de grande importância, dando mostras positivas do que viria a ser a aprovação de duas importantes Leis para o enfrentamento da Violência em Chapadão do Sul, no começo de 2018.

Na palestra intitulada “O conceito de Rede de Enfrentamento à Violência que temos hoje em nossas pequenas cidades” foi enfatizado principalmente o Mapeamento dos problemas enfrentados pela população para alcançar os serviços da Rede. E que a principal atenção dos Edis ali presentes deveria se voltar aos trabalhadores dos setores, dando-lhes voz e, principalmente, se preocupando com os “gargalos” trazidos por estes quanto a equipamentos disfuncionais, capacitação, fortalecimento das equipes, etc. Somente com a estruturação adequada da Rede os municípios conseguiriam estancar a violência crescente contra todos os indivíduos da sociedade, ainda mais neste momento de grandes incertezas sociais, econômicas e profissionais.

Orientou-se a todos os presentes acerca da importância de estarem atentos aos trabalhos de três secretarias Municipais, que são pontos nevrálgicos para a obtenção de dados, quais sejam:

• Secretaria Municipal de Saúde;

• Secretaria Municipal de Assistência Social;

• Secretaria Municipal de Educação.

Pois que nestas se concentram dados acerca do perfil das famílias do município em diversas vertentes e, trabalhando juntas, podem elaborar meios de prevenir e combater a violência, antes mesmo que esta ocorra em suas formas graves. (Assecom)

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também