Servidores da Vigilância Sanitária de Chapadão do Sul atenderam 70 chamados de moradores que denunciaram aglomerações nos bairros da cidade durante a vigência do Decreto Restritivo neste final de semana prolongado. Um Auto de Infração e cinco notificações foram expedidas. Pelo volume informado percebe-se que algumas pessoas seguem se expondo a riscos de contaminação numa cidade que não tem mais UTIs disponíveis e internações clínicas que sugere estado de alerta das autoridades de saúde pública. (foto / Ilustração)
Os pacientes que estiverem na internação clínica e necessitarem de entubação serão transferidos para outras cidades e até estados, como vem acontecendo por falta de leitos com UTIs. Segue obrigatório o uso de máscaras em locais públicos e no comércio. Apesar disso muitos teimam em ignorar as medidas de biossegurança em relação à pandemia da Covid-19. Evitar contato físico com outras pessoas, mantendo uma distância mínima de 1,5 m ainda é válida.
Pessoas com sintomas como febre, tosse e se enquadrem no grupo de risco para Covid-19 devem procurar o Hospital Municipal e evitar contatos. Higienizar as mãos sempre que for possível e não compartilhar objetos e utensílios de uso pessoal são recomendações que podem evitar a contaminação. A pandemia não acabou e jovens estão morrendo porque os idosos já estão vacinados na sua maioria.