Chapadão do Sul/MS

VÍDEO de javali matando homem não foi em Paraíso das Águas. São cerca de 3 milhões de animais e prejuízo de R$ 50 bilhões à economia

       Circula um vídeo em redes sociais de Paraíso das Águas que mostram imagens fortes de um homem sendo atacado e morto por um javali. Não se trata de um fakenews porque as cenas são reais a assustadores. Já fontes da Polícia Civil da cidade negaram o ocorrido no município. A origem do vídeo ainda não foi identificada, mas uma rápida pesquisa na internet mostra centenas de ataques destas feras contra pessoas, cães e outros animais. Ele são ferozes e poderosos. Mataram muitos humanos durante caçadas ou em locais sem condições de se protegerem. São mais de 3 milhões de javalis soltos na natureza que causam prejuízo de mis de R$ 50 bilhões ao agronegócio e ao pequenos produtores. Ainda podem transmitir a peste suína.

Em 2020 um homem de 46 anos foi encontrado morto em Urubici, na Serra Catarinense. A suspeita, segundo o Corpo de Bombeiros, é que ele foi vítima de um ataque de Javali – região é famosa pela caça do animal. Infelizmente, uma praga que chegou no Brasil a décadas, parece que veio para ficar e causar prejuízos. Sem possuir um predador natural, a espécie tem crescido ano após ano e o prejuízo para o produtor rural é cada vez maior. Como se não bastasse, agora os javalis tem atacado e matado pessoas.

De acordo com os socorristas, devido aos ferimentos, uma vítima teve um choque hipovolêmico, que é quando há uma grande perda de sangue. Ele foi encontrado há aproximadamente 100 metros de onde morava.  Caçadores pedem mais atenção ao assunto e mais autonomia para o abate e controle dessa praga.

Um fazendeiro foi brutalmente atacado por javali com mordidas que dilaceraram o agricultor na zona rural de Mato Grosso, um caso obscuro e triste. O susto é uma sequela difícil de esquecer.  Além desses ataques os javalis podem trazer um prejuízo de 50 bilhões com peste suína.  Um homem supostamente chamado José Luiz, apelido Lulu, teria sido brutalmente dilacerado nas pernas, nádegas e no rosto, com várias mordida de um javali, na zona rural de Novo Mundo – município de Mato Grosso, quase 820 quilômetros distante ao norte de Cuiabá, na divisa com o Pará, em maio de 2019.

O fato teria ocorrido recentemente, nas primeiras horas da manhã, quando a vítima se encontrava a caminho da roça, partindo da casa onde mora, quase 30 quilômetros distante da área central de Novo Mundo. Na metade do caminho, ele e um companheiro se depararam com um javali adulto, provavelmente com mais de 100 quilos, tendo dentes de até sete centímetros, pesando quase 100 quilos, e alguns filhotes.

A vítima foi socorrida por amigos e levado imediatamente para o Hospital Municipal Nossa Senhora do Rosário, em Guarantã do Norte – 32 quilômetros ao Sul de Novo Mundo.  Passou por horas em atendimento no Centro Cirúrgico. Há dois anos, um jovem teria sido brutalmente atacado por um javali, perto do Projeto de Assentamento Horizonte II, em Guarantã do Norte, sofrendo ferimentos graves e sendo obrigado a amputar parte da perna esquerda. (redação e comprerural.com)

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também