Filho de Joaquim Amâncio da Silva e Edite Mendes da Silva, nasceu em 20 de julho de 1963 na cidade de Marilia (SP), casado com Maris Beatriz Calza da Silva, com quem constituiu família e tem duas filhas, Bruna Gabriela Mendes da Silva e Isabela Mendes da Silva. Em 18/02/1983, resolveu conhecer a cidade denominada São Pedro do Apaporé, hoje conhecida como Chapadão do Sul , com intuito de trabalhar apenas 60 dias numa empresa da cidade, ao final dos 60 dias foi convidado a trabalhar no Banco Financial S/A, Banco Bamerindus S/A, hoje Banco HSBC S/A. Ao passar do tempo, com os vínculos criados de trabalho, amizades e família formada, Chapadão do Sul tornou-se sua casa. Foi homenageado na Câmara pelo Vereador Tucano.
Neste período vivido em Chapadão do Sul, aos 41 anos de idade, no ano de 2003, foi acometido por um câncer e a busca incessante para tratamento o levou até ao Hospital de Câncer de Barretos, hoje conhecido como Hospital de Amor. Na época o hospital era pequeno, contudo, a forma onde todos os pacientes eram tratados o fez conhecer o verdadeiro sentido da vida e a busca incessante do Sr. Zardine, diretor de captação recursos e o Administrador Henrique Prata.
Foi convidado por eles a ser representante do Hospital em Chapadão do Sul, e com a união de grandes amigos que possuem em seus DNAs implícito “construindo sua vida, ajudando a salvar vidas” está há 18 anos junto com a comunidade Chapadense buscando levar alimentos ao hospital e recursos financeiros, como forma de contribuir por inúmeros tratamentos que os pacientes de nossa cidade recebem sem nenhum custo.
Deste momento em diante construímos um forte vínculo com o Hospital de Amor, onde Chapadão do Sul é reconhecido como cidade parceira, possuindo, assim, uma rede consolidada de encaminhamento de seus pacientes. Ao longo do tempo temos construído um canal aberto com a Diretoria do Hospital, o qual nos permite requerer, solicitar, reclamar aquilo que for necessário para que nossa comunidade seja atendida.