Chapadão do Sul/MS

UM ANO sem “Ambulancioterapia” após inauguração do Centro de Hemodiálise em Costa Rica

      Há um ano Costa Rica inaugurava o Centro de Hemodiálise, uma das mais importantes conquistas voltada á população. O complexo de saúde pública conta com dez máquinas adquiridas com recursos próprios, além da construção do prédio, equipamentos médicos, sistema de água e mobiliários. A unidade é referência de atendimento na região, recebendo também pacientes de Paraíso das Águas, Figueirão, Chapadão do Sul e Alto Taquari (MT).

A inauguração foi marcada por grande evento político  com as presenças de autoridades locais, da região e do Estado. O então secretário Estadual de Saúde, Geraldo Resende, e seu estafe almoçaram em Costa Rica, na belíssima estrutura revitalizada do Salto do Sucuriú. Na sequência da agenda foram entregues o Centro de Reabilitação e o Centro de Homodiálise. O ato político marcou simultaneamente as  duas mais importantes ações de governo municipal da história da saúde pública naquele momento. Depois vieram outras

Na ocasião Cleverson dos Santos destacou todas as ações que pretendia fazer em seu governo dentro dos quatro anos. A entrega do Centro de Hemodiálise foi – sem sombra de dúvidas – uma das mais importantes.    Quando começou a levantar a “Bandeira de Costa Rica”  o Centro de Hemodiálise já era uma das ações consideradas vitais para beneficiar a população local. Chegou a sofrer ataques daqueles que consideravam “impossível e inviável economicamente” um empreendimento desta magnitude. O começo da obra foi adiada devido a pandemia de Covid-19 e o espaço vinha sendo usado por pessoas infectadas provisoriamente. 

A proposta contempla um espaço total de 282,00 m² com consultório médico, consultório multiprofissional, recepção-atendimento/espera/arquivo/administrativo, sala para tratamento hemodialítico com 8 poltronas, sala de tratamento hemodialitico (paciente com hepatite), sala para recuperação e procedimentos em pacientes, ambientes de apoio (posto de enfermagem, sanitários, DML, sala de utilidades, salas de reuso, sala de tratamento de água).

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também