Em 2021 o vazamento na rede velha de esgoto existente na esquina da Avenida Oito com a Vinte e Cinco causava mau cheiro que acabava com o almoço dos moradores das imediações. A Sanesul foi acionada para a desobstrução dos dutos. No ocasião dezenas de pedras e terra estavam obstruindo o encanamento. Já na parte baixa da cidade tripas de animais acabaram dentro do sistema novo, causando problemas. Certamente estes problemas seguem rotineiros, mas um levantamento da Águas Guariroba em Campo Grande revelou que óleo de cozinha e borra de café estão entre os principais vilões que causam entupimentos na rede de esgoto de todas as cidades de MS.
Tripa de animais, pedras, terra e até roupas íntimas como calcinhas dentro da rede de esgoto de Chapadão do Sul apenas retratam a falta de preocupação de alguns moradores. A rede nova da cidade é mais estreita que a antiga e projetada para funcionar com uso adequado. Já na capital cuja população é bem maior o óleo usado tem que ser colocado em uma garrafa e a gordura em outra para levar até um ponto de coleta. Jogado colapsa a rede e vira um problema para o morador.
Borra de café – A gordura do cozimento de alimentos é apenas um entre os produtos que mais dão problema e trabalho às equipes da concessionária. Já a borra de café precisa ser jogada no lixo. Misturada ao óleo forma uma crosta que entope o cano. O problema começa na casa dos usuários. De janeiro a dezembro de 2022, as equipes das Águas Guariroba fizeram 7.510 trabalhos de desobstrução de tubulações entupidas em frente às residências ou imóveis comerciais, em Campo Grande . Em média, foram 625 ações desse tipo realizados por mês.
ESCORPIÕES – Escorpiões amarelos tornaram-se uma praga perigosa nos bairros de Chapadão do Sul. É necessário algumas providências como a manutenção da limpeza em terrenos e residências para evitar picadas que podem ser fatais para animais, crianças e idosos. A toxidade do aracnídeo é perigosa ao ser humano. Mesmo tomando todas as precauções o animal vem da rede de esgoto e entra pelos ralos de pias e banheiros e se esconde nos cantos da casa, roupas, calçados e cobertas. O alerta foi feito por profissionais da área de saúde que percorrem os imóveis diariamente em todos os bairros.
(fota da capa https://www.abcdoabc.com.br/)