Em fevereiro deste ano os vereadores de Chapadão do Sul receberam mães de alunos das escolas públicas cuja pauta era melhorar o sistema de transporte escolar, com ênfase no bairro Planalto. O assunto voltará a ser levado ao plenário da Câmara de Vereadores nesta segunda-feira porque – segundo os responsáveis – o bairro Esplanada também apresenta deficiência neste serviço. Já a prioridade da secretaria de Educação é zona a rural. Também está entre os projetos da pasta a construção de uma escola municipal na comunidade avaliada em aproximadamente R$ 8 milhões.
As mães reclamam que as crianças menores têm sofrido com a falta de bom senso dos adolescentes que utilizam o mesmo ônibus e ocupam os assentos. A secretaria de educação tinha se posicionado em relação a questão do Bairro Planalto, incluindo a proibição de caixas de somde jovens que escutam fankes com volume e letras consideradas inapropriadas aos menores. Uma reunião foi realizada entre os vereadores e o responsável pelo transporte escolar, Alceu Borgmann.
As novas reclamações – agora – no Esplanada deverão abrir novo canal de discussão entre os parlamentares com a secretaria de Educação em busca de uma solução. As mães usaram redes sociais para postar um vídeo com uma fila de alunos embarcando no ônibus escolar na manhã de ontem. Alguns vereadores receberam as imagens que deverão ser pautas na sessão legislativa da próxima segunda-feira. Nesta semana a Poder Executivo anunciou a compra de mais dois ônibus escolares para reforçar o transporte.