Chapadão do Sul/MS

TRANSPORTE Escolar foi a principal pauta na sessão legislativa da Câmara de Vereadores. Mães protestaram contra suspensão

              A suspensão do transporte escolar urbano foi a única pauta discutida  na sessão ordinária da Câmara de Vereadores nesta segunda-feira. As mães de alunos vinham se organizando há semanas para este comparecimento no plenário e cobrar a manutenção do serviço. No dia 2 de março o secretário de Educação, Guerino Périus, confirmou o fim deste transporte na cidade, ficando restrito apenas aos estudantes da zona rural. Guerino usou a tribuna, mas não tratou diretamente deste tema, direcionando sua fala à politica educacional do município, considerada uma das melhores de MS. Na saída foi interpelado pelas mães numa cobrança mais direta.

As mães presentes não aceitam o fim do transporte escolar por vários motivos que passarão a ser tratados juridicamente pela Secretaria de Educação. Após a conversa com o secretário fizeram uma caminhada de protesto até a casa do prefeito João Carlos Krug.  Elas estão organizadas e constituíram uma comissão de representantes para levar adiante a causa de forma jurídica. Neste primeiro encontro os nervos estavam aflorados, mas será necessário o diálogo na busca de uma solução que contemple a todos.

No dia 1º de abril entrará em funcionamento o transporte coletivo que atenderá os bairros de Chapadão do Sul. Os alunos terão passe livre e o novo serviço público poderá amenizar a questão do transporte para as escolas municipais e estaduais. Ainda não foram definidos os itinerários dos coletivos. Certamente nos horários de entrada e saída das escolas terá reforço para que os estudantes possam voltar para casa mais rapidamente. Está é uma projeção que poderá resolver parcialmente este impasse se bem executada. 

Há outras questões que devem ser analisadas. O encontro das mães com o secretário Guerino Périus, na sessão da Câmara de Vereadores, foi o primeiro passo na busca de uma solução.  A maioria das cidades de MS estão diminuindo  as linhas devido aos custos de operação. As leis que regem o transporte escolar determinam que o serviço deve ser realizado apenas na zona rural. Na cidade seriam necessários muitos ônibus para atender os 6 mil alunos matriculados na rede.

No perímetro urbano o Projeto Semear, de período integral,  será o único a ter transporte Escolar. São 17 ônibus escolares para atender os alunos da zona rural. Já o sistema de transporte urbano está sendo regulamentado, veículos preparados e em breve terá os horários divulgados. A Assessoria de Comunicação do Poder Executivo deverá detalhar os horários e os serviços do novo sistema. Momentaneamente este será o único serviço de transporte de passageiros no perímetro urbano de Chapadão do Sul

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também