Chapadão do Sul/MS

TRANSITO – Abrir portas de carros sem olhar no retrovisor derruba motos e bicicletas. Veja dica para evitar acidentes

      Ciclistas e motociclistas atingidos por portas de carros abertas por motoristas e passageiros que não olham o espelho retrovisor  não é raro no trânsito de Chapadão do Sul.  Uma dica simples para evitar este tipo de acidente que pode causar danos materiais e pessoais graves vem da Holanda. As autoescolas daquele país estão orientando os alunos a abrirem a porta do carro sempre com a mão do lado oposto, no caso dos motoristas, a direita. O simples ato faz com que o corpo naturalmente se vire, fazendo com que o indivíduo olhe para trás quase que involuntariamente. O movimento ajudará a visualizar a chegada ‘surpresa’ de alguma  bicicleta ou moto.

Para ampliar ainda mais a adoção do novo hábito, abrir a porta do carro com a mão direita será obrigatório no exame final para tirar a habilitação. Além de todas as leis de trânsito e realizar as manobras necessárias, os holandeses devem fazer o gesto de maneira natural, sem que o examinador precise chamar a atenção para o fato. Caso contrário, o aluno é reprovado.

Atualmente, estima-se que o país, conhecido também por seus lindos moinhos e jardins coloridos, tenha cerca de 18 milhões de bicicletas (sendo que por lá existem pouco mais de 17 milhões de habitantes). Interessante lembrar que o país possui mais de 30 mil quilômetros em ciclovias e que vende duas vezes mais bicicletas do que carros. Segundo a Associação de Veículos com Rodas da Europa e a Associação Europeia de Fabricantes de Carros em 2012 foram comercializados 502 mil carros na Holanda, contra 1 milhão de bikes.  

Esta atitude – “estupidamente” simples, mas genial – adotada na Holanda tem potencial claro para reduzir acidentes envolvendo veículos leves, como bicicletas e motos. A história de abrir a porta do carro com a mão direita é obrigatório na Holanda e percorreu o mundo, inclusive na grande imprensa brasileira como nas revistas Exame e Quatro Rodas, de onde foi extraída informações usadas nesta matéria. (Redação e motonline.com.br)

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também