Chapadão do Sul/MS

SUPERLUA deu espetáculo no céu de Chapadão do Sul nesta quinta-feira. Foi a última aparição de 2022

       A última superlua de 2022, chamada de Superlua Esturjão, foi vista de todos os pontos de Chapadão do Sul e cidades da região. Vários internautas enviaram fotos do município, da zona rural e de outras cidades. Realmente foi um espetáculo à parte do satélite que orbita em volta da terra. Conforme a Nasa (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço), o céu ficou mais “iluminado”. Além da lua o planeta Saturno teve brilho intensificado.

Neste ano, outras duas superluas ocorreram – a Lua de Morango, em junho, e a Lua dos Cervos, em julho. O termo “superlua” foi utilizado pelo astrólogo Richard Nolle em 1979, para designar uma lua nova ou cheia que ocorre quando o astro está a 90% do perigeu, sua aproximação mais próxima da Terra.

Para observar o fenômeno, não é preciso equipamentos específicos. Basta olhar o céu, mas o indivíduo deve torcer para não haver a interferência de nuvens. Especialistas recomendam que se olhe para o céu logo após o surgimento da Lua, no início da noite. 

O nome desta superlua homenageia peixes facilmente capturados nesta época do ano, nos Estados Unidos, por tribos algonquinas no nordeste do país americano. Há quatro luas cheias que ainda ocorrerão em 2022, em 10 de setembro, 9 de outubro, 8 de novembro e 7 de dezembro. (redação e campograndenews.com.br) / foto olhar digital

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também