Chapadão do Sul/MS

SOB Bandeira Cinza, Chapadão do Sul pede compensação na distribuição de vacinas. Vereador encaminhou ofício ao Governo do Estado

        Sob a bandeira Cinza e as restrições sanitárias impostas pelo Governo do Estado Chapadão do Sul está entre os 43 municípios penalizados economicamente pela limitação do funcionamento do comércio e outras atividades rotineiras aos cidadãos. Pensando numa forma de compensar a cidade o vereador André dos Anjos enviou ofício ao secretário de Estado de Saúde, Geraldo Rezende, solicitando a inclusão do município no recebimento do imunizante da Janssen como compensação sanitária. O lote que seria enviado ao Brasil está previsto para aplicação somente nas Capitais devido à falta de logística das cidades do interior.

O Ofício nº 74/2021 foi assinado por todos os vereadores e representantes de entidades como Adalberto Aparecido Mitsuru Morisita Presidente da 27ª Subseção da OAB – Chapadão do Sul e Vilmar Zimpel Júnior Presidente da ACE – Associação Comercial Empresarial.  Segundo André dos Anjos o recebimento de pelo menos umas 1,5 mil vacinas da Janssen (dose única) poderia melhorar a qualidade vacinal da população e baixar a faixa etária abaixo dos 50 anos. Isso daria mais agilidade na imunização e aceleraria a normalização das atividades comerciais na cidade.

Caso a solicitação seja deferida o Poder Executivo providenciaria um avião para buscas as vacinas e aplicá-las no mesmo dia na população. O Governo do Estado pleiteava pelo menos 138 mil doses porque geralmente o MS vem recebendo o produto a conta gotas (40 mil).  A estrutura municipal já está pronta – incluindo os técnicos da vacinação – à espera do deferimento do secretário de Saúde. 

O Governo do Estado receberá  138 mil doses da vacina da Janssen, imunizante produzido pela farmacêutica da Johnson & Johnson para a Capital. O ofício leva em consideração o fato de Chapadão do Sul estar entre as dez maiores cidades de MS e sob  Bandeira Cinza (risco extremo). O vereador reiterou que empresários locais, em parceria com o Poder Executivo,  estão mobilizados com o transporte aéreo  para buscar o produto em campo Grande e realizar a vacinação no mesmo dia devido ao prazo de validade das vacinas.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também