Chapadão do Sul/MS

Setembro Amarelo: Grupo de Terapia Comunitária Integrativa garante acolhimento a idosos de Costa Rica

Quando os calendários marcam o mês nove, a cor amarela toma conta das cidades do Brasil. Isso porque, desde 2014, a ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria) se juntou ao CFM (Conselho Federal de Medicina) para idealizar a campanha Setembro Amarelo com o objetivo de prevenir e reduzir a uma questão pouco falada, mas com dados alarmantes: o suicídio.

Engajado em promover ações que garantam acolhimento, a troca de experiências e a valorização da vida, o Município de Costa Rica, através da Secretaria Municipal de Saúde, criou o Grupo de Terapia Comunitária Integrativa, na Unidade de Saúde Vale do Amanhecer.

Conforme a terapeuta, Jucimeri Thewes, o grupo é voltado para idosos principalmente em situação de isolamento, que apresentem sintomas de depressão, pouca interação e que não moram com outros familiares. Os encontros são alinhados pelas agentes de saúde junto aos psicólogos das demais Unidades de Saúde e realizados nas sextas-feiras a partir das 9 horas.

O co-terapeuta do grupo, Miguel Ferreira Silva, explica que por conta da pandemia, os encontros são realizados com 10 idosos por vez, de forma escalonada para evitar aglomerações e obedece aos protocolos de biossegurança.

Para o prefeito Cleverson Alves dos Santos, apesar de ser um assunto delicado por parte da sociedade, a campanha acende a importância de falar sobre o tema, e de ouvir para ajudar a salvar vidas.

“Segundo pesquisas oficiais feitas pela campanha, são registrados cerca de 13 mil casos de suicídio anualmente apenas no Brasil. Quanto mais conhecimentos e informações sobre o assunto, mais rápido será a prevenção, o diagnóstico e tratamento”, reforçou o gestor. (Assecom)

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também