Chapadão do Sul/MS

“SEM Florestas” – Moradores produzem vídeos de animais silvestres em Chapadão do Sul. Alguns os adotam

Receba as notícias do chapadensenews.com.br no celular 

Link de acesso:

https://chat.whatsapp.com/HRWputJNL1UJPuYEJ9ivBq

            Postamos alguns vídeos de animais silvestres que apareceram em casas de morador de Chapadão do Sul. Lembra o famoso desenho animado “Sem Florestas”. Quem curte animais se preocupa com o bem estar deles e buscam informações corretas de como mantê-los vivos na ausência da mãe, como os gambás que são muito frágeis sem a mãe. Somente hoje apareceram dois gambás, um guaxinim e um lagarto Teiú. Um internauta que adotou um gambá  mandou recomendações de como salvar filhos na ausência da mãe. Veja os primeiros passos. Abaixo fotos e videos

1.AQUECER: é urgente! Os filhotes de gamba morrem de frio rapidamente porque não produzem calor próprio. Numa emergência, colocar os filhotes junto ao seu corpo, a maneira mais rápida de recuperarem o calor. Não se preocupe! Os gambás NÃO transmitem doenças! Aquecer mesmo se outra pessoa for cuidar!

Ponha os filhotes dentro de uma caixa de papelão com panos para se abrigarem, colocando uma garrafa de água quente enrolada em panos para se aquecerem, não esquecer de trocar a água quando estiver esfriando, a água fria rouba o calor. Pode usar uma bolsa térmica ou encher uma meia com grãos crus, como arroz e feijão, amarrar a ponta da meia e esquentar no forno, na panela ou no micro-ondas.

Sempre enrolar a fonte de calor num pano e verifique a temperatura frequentemente para não perder o calor – se esfriar, o filhote poderá morrer de hipotermia! Outras possibilidades são: modem conectado na tomada ao lado deles, mantas elétricas (debaixo da caixa, mas só na metade da caixa), pedras e placas aquecedoras para répteis, ou lâmpadas acessas POR DEBAIXO DA CAIXA. A luz das lâmpadas nos olhos dos filhotes pode cegar!

2. HIDRATAR: SÓ DEPOIS que estiverem aquecidos e ANTES de oferecer alimento, hidratar os filhotes. Pode usar soro caseiro morno (receita em seguida) ou Pedialyte morno, diluído com a metade da medida com água filtrada.

Receita do Soro Caseiro:

1 colher de sopa de açúcar (20 g) 1 colher de chá de sal (3,5 g) 1 litro de água filtrada ou fervida, lembrando que o soro tem que renovar a cada 24 horas.

HIDRATAR OS FILHOTES POR 24 HORAS ANTES DE ALIMENTAR.

Frequência: Neonatos (filhotes cor de rosa ou cinzentos/pelados): hidratar de 1 em 1 hora de dia e de 2 em 2 horas à noite, durante 24 horas;

Filhotes maiores: hidratar de 3 em 3 horas durante 24 horas.

3. PARA ADMINISTRAR O SORO Use uma seringa de 1 ml (sem a agulha) para que o fluxo do líquido seja bem lento, podendo ser gota por gota, se necessário. Não utilize seringas maiores, mamadeiras ou conta-gotas. Para ajudar a segurar o filhote, enrole ele em um pano, deixe somente a cabeça do filhote para fora e mantenha na posição vertical para hidratar.

Nunca coloque o filhote de barriga para cima. Coloque a ponta da seringa apenas no início da boca do bebê – nunca enfie muito a fundo, pois pode se afogar ou inalar o líquido, causando pneumonia por aspiração. Espere o filhote engolir por completo para apertar a seringa novamente.

4. ALIMENTAR: Somente após a hidratação POR 24 HORAS deve oferecer leite SEM LACTOSE! Gambás são intolerantes à lactose e dar leite comum causa cegueira! As fórmulas de leite mais recomendadas para filhotes de gambás são:

Kabrita 1 e NAN Science Pro SL, ambos encontrados em farmácia humana.

Preparar da seguinte maneira:

NAN Science Pró SL: 1 medida de 30 ml diluído em 30 ml de água + 30 ml de soro caseiro (ou pedialyte) totalizando 60ml.

Kabrita 1: 1 medida de 30 ml diluído em 30 ml de água + 30 ml de soro caseiro (ou pedialyte) totalizando 60ml, a qual acrescenta 16 gotas de LACTASE (de preferência Lacday).

NÃO OFERECER PETMILK, por ter lactose na fórmula!

Após uma semana, preparar a fórmula somente com água, mais ainda na mesma proporção de líquido.

Se não tiver como obter o Kabrita1 ou NAN Science Pró SL, indicamos a Receita substituta:

1 gema de ovo

1 pitada de sal e outra de açúcar

1 copo de leite integral SEM LACTOSE (ou leite de cabra; acrescentar LACTASE)

1 copo de água

1 colher de chá de manteiga sem sal (se for com sal não inclua a pitada de sal) Misturar tudo e FERVER, mexendo sempre para não formar bolinhas. Essa mistura dura 2 dois na geladeira. Aquecer levemente só o que for usar e não reaproveita o que servir, caso sobrar.

Se possível, antes de servir a porção, adicionar 1 gota de vitamínico, idealmente Glicopan Gold e 1 colherzinha de café (ou um comprimido) de levedo em pó, um complexo de vitaminas B que auxilia com o sistema imunológico e gastrointestinal. Não use complexo B sintéticos.

Não utilize leite de caixinha sem lactose a não ser na receita substituta! É pobre em nutrientes!

5. PARA ADMINISTRAR A FÓRMULA: leia a instrução n. 3 acima.

Frequência de administrar a fórmula:

Recomendamos pesar os filhotes e ler a “Tabela de alimentação para Bebês” nos arquivos do grupo para fazer as adaptações necessárias.

5. PARA AJUDAR COM A EVACUAÇÃO: Os filhotes não conseguem evacuar (fazer xixi e cocô) sozinhos no começo. Antes e depois de hidratar ou alimentar, devem ser estimulados com algodão umedecida com água morna nas genitais, fazendo movimentos suaves de vai e vem para imitar as lambidas da mãe. Alguns filhotes demoram mais para evacuar, mas

insista! Pode demorar dez ou até vinte minutos nas primeiras vezes. Não se preocupe se demorar um dia até sair o cocô, insista mesmo assim.

6. NÃO OFERECER FRUTAS E OVOS DE GALINHA PARA OS FILHOTES!

Esses alimentos interferem com a absorção do cálcio e podem ocasionar deficiências nutricionais graves!

* Informações complementares:*

– Mantenha o leite adequado e quando já tiverem dentinhos leia o texto “Alimentação para quando tem Dentes” nos arquivos do grupo.

– Se pretende soltar os filhotes na natureza, leia o texto “Técnicas de Reabilitação e Soltura” nos arquivos do grupo. NUNCA solte um animal manso que não foi adequadamente reabilitado – vai morrer!

– Observe se tem ovos/larvas de mosca nos filhotes, caso tenha, terão que tomar Capstar urgente! Leia o texto no arquivo “O que fazer caso encontre larvas ou ovos de moscas”

-Para filhotes neonatos ou muito pequenos, pode usar uma sonda traqueal no 4 (que se encontra em lojas de material hospitalar) para acoplar na seringa de 1 ml, isso auxilia a inserir o líquido na boca do filhote. Pode improvisar sondas com tubos que possam ser acoplados na

seringa (pedaços de fones de ouvido, de tubos de spray, de cotonetes, etc).

– Se for trocar a fórmula de leite oferecida aos filhotes, troque de forma gradual misturando até a troca total, nunca troque de forma brusca.

A equipe do grupo Gambás Brasileiros, Opossums & Zarigueyas agradece e se coloca à disposição para eventuais dúvidas!

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também