Eduardo Riedel (PSDB) obteve 2.357 votos (16,90%) e o Capitão Contar (PRTB): 5.039 votos (36,13%) em Chapadão do Sul. O tucano também foi superado por Rose Modesto (União Brasil) no município com a excelente margem de 4.626 votos (33,17%). Ela conseguiu a maior densidade entre as demais cidades de MS porque seu vice (Alberto Schlatter) é um respeitado empresário do agronegócio sul-chapadense. Agora o Grupo Schlatter apoia Eduardo Riedel neste segundo turno enquanto Rose declarou apoio a Contar. Resta saber para onde irá o eleitorado.
Neste universo de disputa por votos Gisele Marques do PT conseguiu em Chapadão do Sul 1.093 votos, André Puccinelli 569 e Marquinhos Trad 246. Teoricamente os votos do PT irão para Riedel enquanto os demais seriam destinados a Contar? Neste cenário há uma indefinação sem possibilidade de cravar um vencedor. O presidente Jair Bolsonaro conseguiu a impressionante marca de 10.087 votos (66,66%). Nesta totalização tem eleitores de Rose Modesto, Eduardo Riedel, Pucinelli e do Capitão Contar.
Já Lula (PT) teve 4.350 votos (28,75%) nas urnas de Chapadão do Sul. Para onde irão estes votos? Riedel ou Contar? O PT atua nos bastidores pela campanha do Tucano e seu líder máximo (Zeca do PT) gravou vídeos de apoio a Riedel e chamando a militância para acompanhá-lo no segundo turno. Nos bastidores políticos de Chapadão do Sul comenta-se que Riedel tem uma possibilidade mais robusta de crescimento eleitoral em Chapadão do Sul. Os 4.350 de Lula que podem ter sido fracionados no primeiro turno agora serão de Riedel ou de Contar.
Rose declarou apoio a Contar enquanto seu apoiador mais expressivo em Chapadão do Sul irá com Riedel. Somente as urnas respondenderão o entendimento dos eleitores do União Brasil neste segundo turno. Puccinelli e Marcos Trad tiveram votações bem inexpressivas ao de Giselle Marques do PT. Os dois candidatos deverão apresentar discursos distintos neste segundo turno na busca dos votos. Contar tem excelente trânsito entre os Bolsonaristas mais arraigados enquanto Riedel tem um campo mais amplo caso a densidade eleitoral do PT lhe seja favorável.