SEMPRE procure um médico antes de tomar qualquer medicamento. Se o fizer não exagere na dose
Analgésicos e antibióticos. Muitos se sentem um verdadeiro pseudofarmacêutico com comprimidos à tira colo nas gavetas de casa ou espelhados pela bolsa. No Brasil, a automedicação tornou-se uma prática bastante comum, mas talvez a maioria das pessoas desconheça os riscos do uso indiscriminado de determinados remédios. Há um caso conhecido em Chapadão do Sul com o uso excessivo de Torsilax (quase todos tem em casa) que mandou uma pessoa em estado grave para o Hospital Municipal e logo a seguir transferida com Vaga Zero para Campo Grande. Um dos comprimidos criou uma úlcera com sangramento que foi percebido duas semanas depois.
O caso do Torsilax é antigo, mas este paciente descobriu a gravidade do problema somente quando teve um mal súbito e começou a vomitar o sangue acumulado no estômago antes de desmaiar. Uma endoscopia moderna para época fez os exames necessários e já cauterizou o ferimento que sangrava em sue estômago. Nunca mais tomou um comprimido para a dor. Na ocasião estava com dor de dente e o Torsilax aliviava o problema, mas criou outro ainda mais grave e quase letal diante da profunda anemia.
Ao site Exame, Marcia Kedouk, em seu mais recente livro, “Tarja Preta – Os segredos que os médicos não contam sobre os remédios que você toma”, dedicou um capítulo inteiro sobre o perigo real da automedicação.
1 – Tylenol
Princípio ativo: Paracetamol
Para que serve: Dor e febre
Efeitos indesejados: As superdosagens podem acontecer porque outros medicamentos também possuem o mesmo princípio ativo. E a mistura do Tylenol com um anti-inflamatório, por exemplo, pode provocar overdose acidental.
2 – Neosaldina
Princípio ativo: Dipirona, mucato de isometepteno e cafeína
Para que serve: Dor e febre
Efeitos indesejados: Uso indiscriminado de remédios comuns para dor de cabeça diminui a capacidade de o corpo liberar endorfina – o nosso analgésico natural.
3 – Dorflex
Princípio ativo: Dipirona, citrato de ofernadrina e cafeína
Para que serve: Dor principalmente muscular
Efeitos indesejados: Além dos efeitos colaterais da dipirona, a superdosagem da orfenadrina é tóxica e pode levar à morte. Boca seca, alterações nos batimentos do coração, tremor, agitação, delírio e coma são alguns dos efeitos em doses altas.
4 – Aspirina
Princípio ativo: Ácido acetilsalicílico
Para que serve: Dor e estágios leves de febre
Efeitos indesejados: Combinada com outro anti-inflamatório ou álcool, o uso da aspirina aumenta as chances de úlcera e sangramentos estomacais e intestinais severos.
5 – Salonpas
Princípio ativo: Salicilato de metila e levomentol
Para que serve: Dores musculares
Efeitos indesejados: O risco existe se o paciente toma algum tipo de anticoagulante, medicação para diabetes, se é alérgico ao princípio ativi da Aspirina, ou ainda se tem sangramentos gastrointestinais ou problemas nos rins ou fígado.
6 – Eno
Princípio ativo: Bicarbonato de sódio, carbonato de sódio e ácido cítrico
Para que serve: Queimação no estômago
Efeitos indesejados: Pode ser uma bomba principalmente para quem tem pressão alta e problemas no coração.
7 – Omeprazol
Princípio ativo: Omeprazol
Para que serve: Dores no estômago principalmente as provocadas por lesões das mucosas
Efeitos indesejados: O Omeprazol age na diminuição do suco gástrico e seu uso por um longo período pode causar efeito-rebote, gerando assim o excesso de produção de gastrina.
(redação e https://catracalivre.com.br/)