Chapadão do Sul/MS

 SÁBADO DAS CUCAS na Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil de Chapadão do Sul   

O “Sábado das Cucas” (dia 5) está confirmado na IECLB (Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil) de Chapadão do Sul.  São as cucas mais saborosas do município preparadas na comunidade. Valor R$ 12,00 e serão vendidas das 9 às 13 horas (BR). Na frente da Praça 23 de Outubro.

Contato e encomendas

Júlio (67)  99690-1717

Zenaide (67) 99969-1517

Cuca iguaria de origem alemã, muito comum na região sul do Brasil  

Cuca, é uma iguaria de origem alemã, que chegou ao Brasil com os imigrantes; além de estar muito presente entre os quitutes preferidos na região sul brasileira.

Na Alemanha, ela é chamada de Streuselkuchen, que significa “bolo de flocos”. Em alemão, a palavra Kuchen (fala-se Kuran) é igual a “bolo”; Streusel (fala-se Stroisel), que dizer “granulado” ou “flocos”, traduzindo Cuca de Farofa.

Cuca

A Streuselkuchen (pronuncia-se StroiselKuran) é originada da antiga Silésia (Schlesien); seguido pela Prússia (Preußen), região da qual um considerável número de alemães veio para construir a vida no sul do Brasil, no final do século XIX.

A culinária brasileira é fortemente marcada pela junção de elementos dos primeiros habitantes indígenas; dos colonizadores europeus e africanos trazidos como escravos.

Preparação

O quitute é uma massa coberta por uma farofa crocante, à base de manteiga, ovos, açúcar e farinha, coberto com frutas, que  era vendido como uma tradicional e genuína receita; utilizada só em ocasiões especiais tais como Natal, Páscoa ou comemorações de aniversários, pois a farinha e o açúcar eram muito caros.

Atualmente há diversas variações, com diversidade de farinhas; além das opções doce ou salgada; e das variadas coberturas tais como uva, banana, coco, chocolate, goiabada, ao queijo, nata e as salgadas de linguiça. 

Hoje em dia, ela é conhecida mundialmente pela facilidade na preparação e pelo singular sabor das mistura dos ingredientes, que desperta o paladar.

Tradição

A receita é muito presente entre os descendentes dos alemães, por isso em festas típicas alemãs tais como a Pomerana de Pomerode, a iguaria não pode faltar. Em Blumenau, há ainda o  BlumenKuchen, Festival de blumenauense de cucas.  A tradicional receita é passada de mãe para filhos, cuja intenção é perpetuar tal costume; além de manter a paixão pela iguaria, que está presente desde a antiguidade nas mesas das famílias. (fonte www.coisasdaroça.com.br)

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também