Chapadão do Sul/MS

Queijos de Chapadão do Sul “conquistaram o Mundo”. Krug parabenizou produtor Fabrizio Machado

Quer informações do Chapadensenews.com.br pelo celular?

Link de acesso:

https://chat.whatsapp.com/HRWputJNL1UJPuYEJ9ivB

       O prefeito de Chapadão do Sul, João Carlos Krug,  recebeu a visita do produtor de queijos artesanais, Fabrizio Machado, da Moriá Queijos Artesanais. A empresa conquistou o prestigiado prêmio de prata no 3º Mundial do Queijo, uma conquista que enche de orgulho não apenas a empresa, mas toda a comunidade sul-chapadense. A cidade é conhecida no circuito internacional como produtora de produtos de qualidade internacional. Além de Fabrizio, Álido Brun também colocou o queijo do município entre os mais saborosos do mundo

Krug parabenizou o trabalho de Fabrizio Machado e sua equipe na produção de queijos de alta qualidade. Destaca Chapadão do Sul no cenário internacional. O prefeito enfatizou a importância de iniciativas como a Moriá Queijos Artesanais. Promove a excelência na produção local contribui para o desenvolvimento econômico e a valorização da cultura gastronômica da região.

Já Fabrizio Machado agradeceu o apoio e o reconhecimento da Prefeitura de Chapadão do Sul, reafirmando compromisso em continuar elevando o padrão de qualidade para representar  a cidade em eventos e competições de renome mundial, como a Guilde des Fromages Internationale.

Guilde Internationale des Fromagers

         O Brasil sempre conquista medalhas no concurso mundial de queijos na França. Fica apenas atrás dos franceses na modalidade.  O Mondial du Fromage et des Produits Laitiers de Tours é organizado pela Guilde Internationale des Fromagers. O evento também promove premiações, palestras e encontros de profissionais do setor. Os produtos brasileiros de destaque estão em Minas Gerais, São Paulo, Pará, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná.

                        ÁLIDO BRUN

Quando se fala em queijo em Chapadão do Sul e região logo surge o nome de Álido Brun, falecido aos  85 anos. Era conhecido na região, no estado e no mundo pela criação de uma qualidade de queijo considerada compulsiva por especialistas internacionais.   Sua trajetória começou em 1980 quando saiu de Santa Rosa (RS) com destino a São Gabriel do Oeste, no norte do Estado, para plantar soja. Em 16 anos, seu modelo de trabalho rendeu até prêmios no Ministério da Agricultura.

Por ser produtor rural, teve preferência no projeto de loteamento do Incra (Instituto Nacional da Reforma Agrária) e conseguiu uma área em Chapadão do Sul, no Assentamento Sucuriú, onde ele, a esposa Elda Molinare Brune os filhos, chegaram em 2000.

Ele identificava sua marca como “único no mundo”. Apreciado por autoridades, políticos, celebridades e foi para a mesa do programa Ana Maria Braga da Rede Globo, do ex-presidente Lula, do ex- presidente Jair Bolsonaro, o sertanejo Sérgio Reis e Jô Soares.  Chegou a ser exportado para vários estados e países. Escreveu o um livro e ara homem de muitas histórias e criatividade.

Seu produto era feito de forma totalmente artesanal e orgânica. O queijo meia cura ganha a coloração natural amarelinha, fato que, segundo o dono, já chamou a atenção até de queijeiro francês.  Foi um dos pioneiros destaques da região, tornou seu pequeno lote de assentamento em uma área produtiva e famosa, trazendo fama e divisas para a região de Paraíso das Águas e Chapadão do Sul.  

QUEIJO NO PLANALTO

O presidente Luis Inácio Lula da Silva ganhou um dos queijos de Brun durante uma visita do superintendente do Incra em Brasília. Na ocasião, Lula se impressionou com a qualidade do produto e serviu para ministros e assessores diretos. A seguir mandou dois emissários buscarem novas unidades para manter o estoque. Já Sérgio Reis servia a guloseima para agradar amigos e outros artistas em seu rancho, em Angra dos Reis. A iguaria é acompanhado por vinhos importados. Ana Maria Braga já levou o queijo à mesa de “Mais Você”, exibido pela manhã na Rede Globo.

Jair Bolsonaro foi a última autoridade política a destacar o sabor do queijo no Planalto. O produto foi levado ao Senado e os parlamentares se esbaldaram. Álido Brun era um dos fãs de Bolsonaro.  A guloseima também chegou em Minas Gerais, a Meca dos queijos brasileiros, onde Álido Brun virou estrela e foi aprovado pelas maiores autoridades no assunto do mundo.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também