Durante a semana o Corpo de Bombeiros de Chapadão do Sul socorreu um operário que caiu do telhado. Foi levado ao Pronto socorro do Hospital Municipal consciente e orientado, mas com sintomas de traumatismo craniano. Tinha um ferimento na cabeça e sinais de trauma toráxico. Pelo menos cinco pessoas morreram nos últimos 5 anos vítimas de acidentes de trabalho no município. Duas delas foram a óbito durante o trabalho em silos de grãos em 2022. Nestes casos elas tinham o equipamento de segurança necessário, e mesmo assim não sobreviveram ao acidente por falha humana.
Este tipo de acidente ocorre no ambiente de trabalho e pode resultar em lesões físicas o ser fatal para o trabalhador. Eles podem ser causados por uma série de fatores, incluindo condições de trabalho inseguras, falta de treinamento adequado, equipamento de segurança, entre outros.
É importante que as empresas implementem medidas de segurança para prevenir estes sinistros e que os operários sejam conscientes dos riscos. Devem saber agir em caso de emergência. Acidentes em silos de grãos podem ser causados por uma série de fatores, incluindo instabilidade do grão, falha mecânica, falta de ventilação, entre outros.
Alguns dos riscos mais comuns incluem desabamento de paredes, sufocamento o trabalhador por toneladas de grãos. Todas estas empresas do ramo do agronegócio possuem equipamentos de segurança. Os dois casos ocorridos em Chapadão do Sul no ano passado estes requisitos foram verificados.