Chapadão do Sul/MS

PROVA DE FOGO – Drone do Corpo de Bombeiros de Chapadão do Sul foi usado com sucesso no combate ao grande incêndio do Parque das Emas (GO)

        Depois de incluir o Drone entre os equipamentos de auxílio nas ocorrências de socorro uma equipe do 7°Subgrupamento de Bombeiros Militar de Chapadão do Sul usou com sucesso dispositivo no combate ao incêndio de grandes proporções ambientais no Parque Nacional das Emas na divisa de Goiás com o Mato Grosso do Sul. O mecanismo de auxílio aéreo foi fundamental nas buscas por focos, concentração de fogo e fumaça e até mesmo para avaliar a direção dos ventos. O Drone possibilitou agilidade nas decisões e orientação sobre o deslocamento das equipes de terra, o  trajeto mais curto e eficaz de combate às chamas e a melhor estratégia de ação.

A equipe do Corpo de Bombeiros de Chapadão do Sul se juntou aos militares de Goiás nesta grande operação no Parque das Emas. O drone possui alcance de até 10 quilômetros e autonomia de 30 minutos cada bateria. Foi usado como importante apoio nesta ação de caráter interestadual. Sua utilização é bem abrangente e pode ser utilizado – além de incêndios – na busca de pessoas, ocorrências envolvendo produtos perigosos, dentre outros.

Segundo nota do comando do Corpo de Bombeiros de Chapadão do Sul serão feitos monitoramentos diários do município em  busca de focos de incêndios em vegetação na área urbana, constatar indícios de fogo de origem  criminosa  e encaminhamento do material à Polícia Civil e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para diligências cabíveis. O equipamento chegou no momento de risco de sinistros devido à estiagem. 

PARQUE DAS EMAS EM CHAMAS – O incêndio no Parque das Emas durou mais de uma semana com gigantescas colunas de fumaça e fogo que chegaram a encobrir a luz  sol. Equipes com abafadores e bombas de água percorriam o perímetro para evitar que as chamas atingissem os pontos de apoio do Parque Nacional das Emas. Em poucos minutos a pastagem foi consumida juntamente com árvores secas.

O fogo começou na sexta (9), quando a equipe do parque fazia aceiros, que é o método preventivo de atear fogo controlado na vegetação para que, numa queimada, o fogo não se espalhe por todo o parque. Durante o trabalho, a situação saiu de controle. Os caminhões-pipa do parque, que deveriam jogar água, não funcionaram. Este foi um dos motivos para a chegada de reforços com militares de fora como o Corpo de Bombeiros de Chapadão do Sul.  Cerca de cem homens dos bombeiros de Mato Grosso do Sul e Goiás e brigadistas do Instituto Chico Mendes trabalharam neste grande combate às chamas.  

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também