João Florêncio (João Pernambuco), pioneiro de Paraíso das Águas, faleceu no Pronto Atendimento Médico (PAM), no final da noite de terça-feira (13). Segundo a família, ele estava doente há dias e deu entrada no PAM pouco tempo antes de falecer. A suspeita do médico plantonista era de Covid-19 devido aos sintomas.
Por medida de segurança aos familiares e do protocolo do Ministério da Saúde foi coletado exame RT-PCR Swab e encaminhado ao Laboratório Central de Mato Grosso do Sul (Lacen) para testagem. O resultado demora até 24 horas para ser fornecido. O protocolo neste caso é o sepultamento direto, sem direito de velório, o que revoltou a família.
Ainda na madrugada a família teve de sepultar às pressas o corpo do idoso. Ela definiu como “revoltante e desesperador” o fato de ter que seguir o protocolo, sabendo que ele não estaria com a doença, por estar enfermo há dias e ter sido imunizado com as duas doses da vacina contra a Covid-19.
Representantes da Saúde do Município lamentam e é sensível aos sentimentos da família. Informou que segue o protocolo do Ministério da Saúde e que o objetivo é sempre proteger a todos neste momento de pandemia. João Florêncio era viúvo da dona Angelita Henrique, com quem teve oito filhos, 32 netos, 51 bisnetos e 9 tataranetos. (Fonte BNC)