AUTORAS: Érika Pereira da silva Souza / Jéssica da Silva Rezende / Simone Lima Cadete
Equipe de suporte e apoio
- Marcel D’Angelis – Coordenador de Projetos
- Cássio Fernando – Coordenador Pedagógico
- Denis Ronieri – Diretor
INTRODUÇÃO
Ao longo da história, as emoções foram abordadas de diferentes perspectivas: da neuropsicologia, da biologia, dos padrões das espécies, da psicopedagogia, da cultura. O conceito de competências socioemocionais envolvendo o estudo das emoções da sociedade, da saúde emocional e projetos sociais. Dentre todas essas abordagens, aquelas voltadas para as competências socioemocionais no contexto escolar são as de interesse da Educação para o século 21.
As habilidades não cognitivas são habilidades que compreendem construções de diferentes categorias, tais como atitudes, crenças, qualidades emocionais e sociais e traços de personalidade (Lipnevich & Roberts, 2012). Tais categorias compreendem diversas habilidades e competências e, frequentemente, estão associadas à construção da competência socioemocional (Durlak, Weissberg, Dymnicki, Taylor, & Schellinger, 2011). Atualmente, essa construção tem sido relacionado a qualidade do desenvolvimento e ajustamento social e emocional de crianças e adolescentes, contribuindo tanto para a promoção quanto para a avaliação do nível de prazer e bem-estar das pessoas ao longo da vida (Guerra & Bradshaw, 2008; Lipnevich & Roberts, 2012; Major & Seabra-Santos, 2013; Santos, Nakano, & Silva, 2015).
Frente à relevância da temática e do impacto que as competências socioemocionais parecem ter na vida dos indivíduos, o presente projeto tem como objetivo revisar a construção da competência socioemocional, voluntariado, prevenção a saúde e cidadania.
JUSTIFICATIVA
Esse projeto tem como finalidade desenvolver as habilidades sócios emocionais, voluntariado, prevenção a saúde e cidadania, fortalecendo os fatores de proteção em saúde mental e física, melhorar o bem-estar, a capacidade de aprendizagem, a produtividade e ação de prevenção pessoal, relação interpessoal, lidando com emoções e adversidades comuns da vida.
O voluntariado é uma opção para a transformação do jovem protagonista, capaz de escolher, decidir, agir e assumir responsabilidades.
As habilidades sociais consistem em comportamentos que expressam sentimentos, atitudes, desejos, opiniões e direitos que devem ser adequados a situação, solucionar problemas imediatos e também minimizar a probabilidade de futuros problemas. As habilidades estão distribuídas em classes que seriam interdependentes e complementares e estariam organizadas nas seguintes categorias: autocontrole e expressividade emocional, civilidade, empatia, assertividade, fazer amizades, solucionar problemas interpessoais e habilidades sociais acadêmicas (Del Prette & Del Prette, 2001). As habilidades sociais são diversas, como, por exemplo, iniciar e manter conversações, falar em público, expressar amor, agrado e afeto, defender os próprios direitos, pedir favores, recusar pedidos, solicitar mudança no comportamento do outro, enfrentar críticas, entre outros (Caballo, 2003).
“Conscientizar sobre saúde mental não significa combater o estresse, ansiedade, depressão e outros problemas cotidianos de saúde mental, mas sim modular conscientemente os hábitos que intensificam esses problemas. Assim que estiver no controle de seus hábitos, em vez de controlá-los, você estará automaticamente em uma forma muito melhor, tanto mental quanto fisicamente.” – Abhijit Naskar
OBJETIVO GERAL
Criar estratégias positivas respeitando as limitações, valorizando ações pró-sociais dos estudantes.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Incentivar e valorizar a reciprocidade;
Incentivar a transcendência ou implicações da produção escrita;
Valorizar a capacidade de cada aluno e do grupo (auxiliando a escolha de tarefas a partir das potencialidades de cada aluno);
Valorizar a regulação (ao mediar conflitos que possam surgir);
Incentivar e valorizar o compartilhar (em que todos os alunos tenham voz ativa, mas saibam respeitar os demais);
Potencializar ações voluntárias e humanitárias;
Prevenção a saúde física;
Refletir sobre a sustentabilidade do planeta;
Respeitar a singularidade de cada aluno.
METODOLOGIA
O projeto será desenvolvido em 6 etapas:
– 1º momento: (12/05) – Abertura do Projeto: Palestra com a missionária Lucineia Santos, com o tema abordado “Voluntariado um estilo de vida que transforma outras”. Duração: 50 minutos.
Ação: Após a palestra da missionária os estudantes irão desenvolver uma ação voluntaria de arrecadação de alimentos, com o propósito de distribuir esses alimentos arrecadados a famílias carentes.
2º momento: (02/06) – Palestra com o corpo de bombeiros com o tema “Primeiro Socorros: demonstrações praticas das técnicas repassadas, como forma de avaliação dos estudantes”. Duração 50 minutos.
Ação: Gincana e Treinamento de primeiros socorros
3º momento: (16/06) – Palestra com o psicanalista clínico Paulo Pereira com o tema abordado “Como gerenciar suas emoções?”.
Ação: Os estudantes após irão desenvolver uma árvore socio – emocional, cada estudante irá escrever na árvore uma palavra de positividade com o tema trabalhado na palestra.
4º momento: (23/06) – Palestra com a equipe do SEDEMA com o Tema: 8R’s (refletir, reduzir, reutilizar, reciclar, respeitar, reparar, responsabilizar-se e repassar).
Ação: Construção de objetos utilizando materiais recicláveis.
5º momento: (30/06) – Palestra com a Equipe da saúde. Tema abordado “Saúde – Prevenção”.
Ação: Os alunos irão aprender a aferir pressão, dosar medicamentos e IMC.
6º momento: (14/07) – Palestra com o vereador André dos Anjos com tema abordado “Como construir políticas públicas na sociedade atual”.
Ação: Show de talentos: apresentações musicais.
CRONOGRAMA
Data de início: maio/2023
Data de fim: julho/2023
Descrições das ações/Etapas 05/23 06/23 07/23
1º Momento – Voluntariado um estilo de vida que transforma outras X
2º Momento – Primeiro Socorros X
3º Momento – Como gerenciar suas emoções? X
4º Momento – Como construir políticas públicas na sociedade atual X
5º Momento – Como se proteger em ataques X
REFERÊNCIAS
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/aprofundamentos/195-competencias-socioemocionais-como-fator-de-protecao-a-saude-mental-e-ao-bullying
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-56872017000200004