O projeto de lei nº 95/2022, de autoria do vereador Vanderson Cardoso, “institui o Programa Municipal de Equoterapia como opção de tratamento de saúde pública para as pessoas com mobilidade reduzida, autismo e doenças com necessidades específicas no âmbito do Município de Chapadão do Sul”.
Em setembro do ano passado integrantes do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) visitaram as instalações do Centro de Equoterapia Hilda Reuter, usado pela APAE de Chapadão do Sul. O projeto atende crianças e adolescentes com necessidades especiais físicas ou psíquicas que encontram na equoterapia uma forma prazerosa de desenvolver sua força muscular, aperfeiçoar a coordenação motora e o equilíbrio, além de aumentar a autoconfiança e autoestima.
A visita teve por objetivo acompanhar as atividades das crianças e adolescentes da APAE, praticantes da equoterapia. Pode ser observado – durante a visitação – a aplicação dos recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, tais como bens materiais para equipar a cozinha, salas de apoio e aprendizagem, bem como para manutenção do espaço em geral.
Na ocasião a Secretária de Assistência Social, Maria das Dores Zocal Krug destacou o trabalho dos conselheiros pelo exercício da função porque o CMDCA é um órgão consultivo, deliberativo e fiscalizador da política municipal de promoção e defesa dos direitos da infância e da adolescência.
O Centro de Equoterapia foi construído em parceria com a Fazenda Campo Bom e o espaço foi cedido em comodato pelo período de 20 anos.
Principais Resultados:
– Melhoria da qualidade de vida;
– Melhora do Equilíbrio e da Postura;
– Aumento da Autoestima e autoconfiança;
– Formação de novos vínculos afetivos;
– Estimulação da linguagem gestual e oral;
– Aquisição de novas habilidades psicomotoras;
– Maior autonomia;
– Maior controle emocional;
– Melhora da autodisciplina;
– Melhora da competência cognitiva;
– Desenvolver a Coordenação Motora;
– Estimular a sensibilidade sensorial.