Todas as homenageadas da ACE (Associação Comercial de Chapadão do Sul) no evento intitulado “Mulheres que Inspiram!” tiveram o merecido reconhecimento, demonstração da força e poder feminino na sociedade sul-chapadense. Uma das entradas mais triunfais foi da professora e vereadora Almira Souza. Abnegada, é uma vencedora que surpreendeu positivamente ai sair da suplência, tomar posse no Poder Legislativo e defender importantes bandeiras como a busca de espaço a Pessoas com Deficiência na cidade.
Com a vida marcada pela superação de obstáculos que pareciam intransponíveis Almira Souza sempre faz um balanço de seu trabalho na Câmara de Vereadores com importantes trabalhos voltados à inclusão social. Portadora de Deficiência é a única paraplégica de MS capaz de dirigir um carro com segurança numa viagem de 380 km até Campo Grande.
Sua capacidade ao volante foi atestada pelo Detran da Capital numa avaliação que impressionou os técnicos do órgão. O acidente de trânsito que colocou Almira numa cadeira de rodas em 2015 não foi o fim, mas o início de novas conquistas pessoais.
Depois de ganhar destaque como paratleta em competições de tênis foi homenageada na Câmara de Vereadores antes de tornar-se uma parlamentar muito atuante. Fé, força e perseverança são qualidades que ela. demonstra diariamente. A professora agora atua na defesa de gargalos do município com entidades de classe tendo na acessibilidade de Pessoas do Deficiência o carro chefe.
Na primeira sessão legislativa deste ano ela entregou ao Prefeito João Carlos Krug um CD do resumo da Audiência Pública que tratou das diretrizes das politicas públicas direcionadas às Pessoas com Deficiência em Chapadão do Sul. Nele consta uma lista de reivindicações à categoria que não se limitam a cadeirantes, mas a todos. Uma delas é a envio do Projeto de Lei do Conselho Municipal e Fundo das Pessoas com Deficiência. A entrega foi acompanhada pela direção do Conselho.