Chapadão do Sul/MS

“PROFESSOR é o semeador de transformações”, destacou Elisete Obara ao ser homenageada na Câmara de Vereadores

          A professora Mestra Elisete Emiko Obara tem um longo e robusto currículo profissional. Trocou a pesquisa pela sala de aula onde obteve a realização como educadora e sempre destaca que o professor é um “semeador de transformações”. Ela foi homenageada na Câmara pelo Vereador Mika que acompanha seu trabalho há décadas. O parlamentar fez a escolha de uma pessoa que já deveria ter sido recebido a comenda no passado. Elisete faz parte da história da educação pública em Chapadão do Sul.

Natural de Pacaembu (SP), passou a infância na zona rural juntamente com os pais, duas irmãs e um irmão. Fez toda a educação básica em colégios públicos. É mãe de três filhos, avó de dois netos e tem grande reconhecimento profissional em Chapadão do Sul.

A graduação em Ciências Biológicas fez na UEM (Universidade Estadual de Maringá). Na época pendia para o caminho da pesquisa e era estagiária no núcleo de pesquisa em peixes. Antes mesmo de terminar a graduação recebeu proposta de trabalho num Colégio de Entre Rios, distrito de Guarapuava (PR).

Aceitou o desafio e surgiu à paixão e o encantamento pela educação e a docência. Fez duas especializações no ensino de Ciências e em Biologia antes do Mestrado em Educação. Em 1994 mudou-se para Chapadão do Sul onde realizou muitos sonhos e obteve crescimento pessoal e profissional.

Sua história na docência começou em 1986, entre o ensino fundamental, médio e superior. Lecionou em escolas e universidades públicas e particulares.  Ao longo desse período acompanhou mudanças importantes no sistema educacional brasileiro  como protagonista

Recebeu várias homenagens pelo relevante trabalho desenvolvido ao longo dos anos como modelo de profissional e ser inspiração não só em sala de aula, mas na vida.  Já foi homenageada pela Câmara dos Deputados de Mato Grosso do Sul. 

Desempenhou diversas funções, dentre elas: professora de Ciências e Biologia, diretora da Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade, Secretária Municipal de Assistência Social, Secretária Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer e atualmente é diretora adjunta e coordenadora do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio do Colégio Atenas.

Segundo ela ser professor é partir do princípio de ter amor pela profissão e estar engajado em ser um semeador da transformação em parceira com o aluno, inseridos na escola e na vida. Acredita que o professor ao ensinar tem a recompensa de aprender constantemente e que não há limite para o conhecimento. Por mais que você leia livros, se atualize constantemente, sempre existe algo novo pra ser aprendido.

Com o advento da internet, então, ficou mais fácil aprender, assim como ficou mais desafiador ensinar. Agradece essa homenagem, junto aos seus familiares, ao vereador Mika e demais membros dessa Câmara de Vereadores

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também