A professora Sandra Cristina Mioto de Gouvêa mora há 25 anos em Chapadão do Sul. Ela foi uma das profissionais homenageadas com a Comenda Professor Comprometido por sua atuação no magistério. A indicação foi do vereador Alírio Bacca. Entre seus lemas estão o poder de transformação da educação nas pessoas tendo no professor o principal agente. Acredita que é por meio da educação que horizontes são traçados e que sonhos se concretizam, pois oportuniza o saber constituído.
Filha de Francisca e Francisco Mioto (in memorian). Nasceu na cidade de Terra Rica (PR). Viveu até os 21 anos na cidade de Diamante do Norte, também no Paraná. Foi lá que criou os melhores laços familiares, no Sítio Santo Antônio, com muita roda de viola e muitos encontros familiares.
Fez magistério e iniciou a graduação em Letras na cidade de Paranavaí. Casou-se com Ednei Freire de Gouvêa aos 21 anos. Ambos são empreendedores no ramo do Agronegócio com a empresa Agroben Agronegócios, há 21 anos, liderada pelo seu esposo Ednei Freire de Gouvêa. Juntos, formaram uma família que luta para contribuir sempre nos ramos em que atuam. Sonharam também com filhos (e foi uma longa espera), mas Deus os abençoou com a vinda do Benicio e da Alice.
Sandra Mioto concluiu Letras na UEMS – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, com Habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa no ano de 2002. Fez especialização em Linguística e Ensino também na UEMS. Concluiu o Curso de Mestrado no ano de 2007 fazendo parte da primeira turma de Mestrado em Estudos de Linguagens da UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campo Grande.
Professora de formação, atuação e coração. Como profissional, atuou como: – professora pela Prefeitura Municipal de Nova Londrina – PR; – professora voluntária na APAE – Diamante do Norte – PR – professora na Escola Estadual Augusto Krug Netto, – professora na Escola CEPE por 12 anos; – professora no Colégio Atenas – Professora de ensino superior na Fachasul por 17 anos – Professora efetiva na Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul por 13 anos. Exerceu também funções de coordenação pedagógica e direção em diferentes unidades.
Hoje trabalha na SEMEC – Secretaria Municipal de Educação e Cultura como Coordenadora Pedagógica. Acredita que a Educação transforma, que o professor é o principal agente transformador de todo o processo educacional, e de todo meio. Acredita que é por meio da educação que horizontes são traçados e que sonhos se concretizam, pois oportuniza o saber constituído.
Assim, ao invés da fisioterapeuta como um dia sonhou, hoje aqui encontra-se uma professora de formação, de atuação e de vocação. E que acredita no papel da educação.