Uma motorista não observou a Placa de Pare na Avenida Brasil e atingiu a moto que atravessava o Viaduto da Feira do Produtor, sentido Centro / Bairro. Sentiu apenas o impacto da colisão na porta do carro. A ocorrência foi atendida pela Polícia Militar de chapadão do Sul. O piloto sofreu várias escoriações pelo corpo, incluindo a mão direita. Acidentes entre carros e motos são rotineiros nas ruas da cidade.
Motocicletas são rápidas e muitas vezes o acidente é causado pelo “Ponto Cego” do espelho retrovisor, mas a distração e falha humana sempre ´são os fatores preponderantes. Quando a Polícia Militar chegou no local os veículos já tinham sido removidos. A vítima já recebia os primeiros socorros do Corpo de Bombeiros.
PONTO CEGO – Definição
O ponto cego é uma área na visão de um motorista que ele não consegue ver claramente, mesmo olhando pelos espelhos retrovisores e para a direita e esquerda. Isso é causado pela forma como a luz entra na retina do olho e pelas limitações físicas do próprio veículo, como a posição dos espelhos e o design do veículo.
Os carros têm vários pontos cegos diferentes, incluindo:
Na parte de trás do carro, onde os retrovisores laterais não conseguem capturar
Na parte inferior do pára-brisa, onde a coluna do volante pode bloquear a visão
Na parte traseira direita ou esquerda do carro, onde o teto ou o assento pode bloquear a visão
Os motoristas devem estar cientes de seus pontos cegos e compensá-los mudando sua posição no assento, verificando regularmente a área “cega” antes de mudar de faixa ou fazer uma manobra e usando tecnologias como sensores de ponto cego e câmeras de visão traseira. A distração é o outro fator preponderante para colisões e outras acidentes.
