Chapadão do Sul/MS

PMA deflagra “Operação Semana Santa” para fiscalizar pesca ilegal nos rios de MS no feriadão  de Páscoa

       Teve início ao meio-dia desta quarta-feira (05), a Operação Semana Santa, da Polícia Militar Ambiental com fiscalizações nos rios de Mato Grosso do Sul. O foco é a prevenção e repressão à pesca predatória. Na semana passada a PMA já intensificou o trabalho  e três pescadores foram autuados administrativamente por pesca ilegal. Agora, no feriado prolongado da Semana Santa, a quantidade de pessoas tende a aumentar significativamente.

De acordo com a PMA, serão 310 policiais na ativa até o término da operação, que será na próxima segunda-feira, dia 10, às 9h.  No ano passado, dados da Polícia Militar Ambiental mostram que 30 pessoas foram autuadas em R$ 77 mil durante a Semana Santa. Destes 30 autuados, 21 foram por pesca ilegal. Cerca de 210 kg de pescado acabaram apreendidos. A ideia, neste ano, é reduzir os estes números por crimes e infrações ambientais.

Uma das ações preventivas que surtem grande efeito na proteção dos cardumes é a retirada de petrechos ilegais dos rios e tem sido uma das principais preocupações da Polícia Militar Ambiental, pois o uso de petrechos proibidos como as redes de pesca, espinhéis, anzóis de galho e uso de tarrafas, pelo alto poder de captura, possui grande poder de depredação de cardumes. Os Policiais terão atenção especial à retirada desses materiais ilegais.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também