Pessoas com deficiência de Paraíso das Águas estão sendo atendidas pela APAE (Associação de Pais e Amigos de Excepcionais) de Chapadão do Sul após assinatura de convênio entre a entidade e a prefeitura. Trata-se de uma ação assistencial importante no atendimento deste público que passa a receber atendimento, acompanhamento e transporte. Na manhã de ontem autoridades do município visitaram as instalações da APAE e os alunos participando de várias atividades, entre elas a equoterapia. (Foto ilustração – Blog do Lorenzetti)
O local visitado foi o Centro de Equoterapia Hilda Reuter, inaugurado em 2017. A estrutura é excelente e poucas cidades no Brasil tem um completo desta magnitude. Foi cedida pela antiga Fazenda Campo Bom. Crianças, jovens e adultos com deficiência físicas ou psíquicas encontram um forma forma prazerosa de desenvolver a força muscular, aperfeiçoar sua coordenação motora e o equilíbrio, além de aumentar a autoconfiança e a autoestima.
Esses benefícios são gerados pelo projeto Equoterapia que começou atendendo 20 crianças da rede municipal de ensino de Chapadão do Sul, 20 crianças da cidade de Chapadão do Céu e agora Paraíso das Águas. A Equoterapia ou terapia assistida por cavalos que é um método terapêutico que utiliza o animal por meio de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência.
Estiveram presentes o prefeito Anízio Andrade, o vice Roberto Carlos, vereadores, a secretária municipal de Assistência Social, Habitação e Cidadania, Professora Rozilda Calábria, chefe de Gabinete, Adriano Dias Agostinho e o servidor municipal Ronaldo de Paula.