Chapadão do Sul/MS

“PARQUE ECOLÓGICO” de Chapadão do Sul será um legado às novas gerações. Crianças, jovens e adultos já são frequentadores habituais

          Crianças de escolas da cidade, jovens e adultos já tornaram-se frequentadores habituais do novo “Parque Ecológico” que sendo formatado em Chapadão do Sul. A cada postagem as árvores estão maiores, diversificadas e o ambienta cada vez mais aprazível.  Estes alunos que são levados para passear num local voltado à preservação do  meio ambiente que será parte de suas vidas no futuro, quando seus pais já não estiverem mais aqui. Trata-se de um legado cuja iniciativa merece ser destacada em meio ao desenvolvimento econômico e social inerente à todas as cidades que crescem sem deixar um espaço para árvores e animais.

Falta muito para sua conclusão, mas a natureza  segue atuando no crescimento das mais de 2,5 mil mudas de árvores nativas distribuídas no local. Já é possível ver pássaros e logo o bioma se completará de forma harmônica. Madeiras retiradas de vários pontos da cidade são transformadas em bancos ecologicamente reaproveitados.

Futuramente será inaugurado, receberá iluminação externa e segurança. Por hora funcionários da secretaria de obras seguem trabalhando na formatação de uma ideia que um dia será realidade. O reflorestamento já foi concluído e o Parque Ecológico passa por uma limpeza geral. O empreendimento tem à frente Jaqueline Portes, Técnica em Meio Ambiente, e profunda conhecedora do assunto. Por vários anos ela faz a catação de sementes pela região para fazer mudas no Viveiro Municipal.    

Segundo Jaqueline Portes o Parque Ecológico já atrai pássaros e pequenos animais cujo habitat segue cada vez mais reduzido em Chapadão do Sul. Entre as espécies plantadas estão cajueiros, jabuticabeiras entre outras. As frutas alimentam a fauna e torna o local um “laboratório à céu  aberto” para crianças, alunos das escolas e acadêmicos usarem em futuras pesquisas e aulas práticas sobre o bioma do cerrado.  O “Pulmão Verde” vem sendo construído há mais de 5 anos na Rua F (Bairro esperança).

BIOMA LOCAL AO ALCANCE DE TODOS – A segunda etapa do empreendimento foi dividir o Parque Ecológico em setores com “ilhas” usadas por crianças  e alunos das redes pública e particular de educação em aulas práticas sobre o meio ambiente.  Acadêmicos também poderão estudar o solo, sua composição,  e a relação com plantas nativas, ervas daninhas e uma análise mais aprofundada sobre a correta exploração das sementes

MAIS DE 2,5 MIL MUDAS – O trabalho é contínuo e mais de duas mil plantas frutíferas e floríferas – todas nativas – foram colocadas numa área de excelente localização e futuro santuário natural da cidade.  À medida que as cidades se expandem a questão ambiental ganha mais força, estando presente em debates  da sociedade tal qual o desenvolvimento econômico, a desigualdade social, a sustentabilidade, entre outros. O grande questionamento que fica em Chapadão do Sul é o fato de pessoas ainda jogarem lixo nas ruas da cidade onde moram. Literalmente seria como descartar entulhos na sala enquanto se fala em construir um Parque Ecológico destinado a melhorar a qualidade  de vida de todos.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também