Chapadão do Sul/MS

PARABÉNS aos advogados da região pelo seu dia. Mudanças tecnológicas marcam a profissão

  O Dia do Advogado é celebrado em 11 de agosto. A data também é conhecida como o “Dia do Pendura” e homenageia os profissionais que representam o direito dos cidadãos perante a Justiça. A data rememora a inauguração dos primeiros cursos de direito no Brasil, que aconteceu há quase dois séculos. Nesta data, em 1827, foram criadas as duas primeiras faculdades de Direito no Brasil.   

Naquela data no Século XIX, D. Pedro I decretou a criação da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, na cidade de São Paulo, e a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco. Antes disso, quem desejava estudar direito precisava ir para a Europa, em geral, para a Universidade de Coimbra, em Portugal.

Naquela época (e ainda por muitos anos depois disso), o curso era considerado sinônimo de status; apenas os filhos de famílias abastadas podiam tornar-se advogados.    Também vale a pena comentar que hoje, cerca de 200 anos depois, o Brasil conta com mais de 1,4 mil cursos de direito – e mais de 1 milhão de advogadas e advogados formados. Ou seja, há muitas pessoas para homenagear no dia 11 de agosto!

Embora, atualmente, o curso seja mais acessível, conseguir se formar ainda é uma verdadeira vitória. E o mesmo vale para a carreira de advogado, já que não basta ter um diploma para alcançar o sucesso nessa área, certo?

Aliás, como a área está em constante mudança, o futuro da advocacia promete ainda mais desafios.  

(Fonte da foto diasferreiraadvogados.com.br)

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também