Quer informações do Chapadensenews.com.br pelo celular?
Link de acesso:
https://chat.whatsapp.com/LvofZoy4M2UJz2141UJsA7
Em pleno outono e próximo ao início do inverno, Mato Grosso do Sul vivencia mais uma onda de calor. Alerta do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) aponta para perigo potencial devido às temperaturas até 5°C acima da média. Como agravante, o Estado tem registrado umidades relativas do ar abaixo de 30%.
O alerta de onda de calor atinge praticamente todo o Estado, com exceção de cidades do extremo norte e leste. Em Campo Grande, as temperaturas máximas devem ser de 33°C até o fim de semana, já em Porto Murtinho o calor pode chegar a 35°C e, em Dourados, será de 33°C.
Não só não há previsão de chuva para os próximos dias, como é necessário estar em alerta devido à baixa umidade relativa do ar. Na segunda-feira (10), Porto Murtinho registrou umidade de 23%, sendo a terceira menor do país. Coxim e Campo Grande também registraram umidade abaixo de 30%.
Veranico em parte do país
O Clima Tempo explica que uma grande e forte massa de ar seco continua atuando sobre o Brasil. A baixa umidade do ar dificulta a formação de nuvens e ocorrência de chuva na maior parte do país. É esta grande massa de ar seco que vem mantendo as condições para o veranico observado nos últimos dias e que vai persistir até o dia 20 de junho.
Por causa deste veranico, muitas áreas do país estão tendo temperaturas bem acima do que seria normal para o mês de junho. O calor fora de época é observado inclusive no Sul do país.
Por enquanto, essa massa de ar seco ainda está muito forte e afasta as frentes frias para alto mar, que não conseguem avançar sobre a região Sul para chegar ao Sudeste ou Centro-Oeste. (foto de capa https://www.folha2.com.br/)