A foto da mesma onça-preta, popularmente conhecida como “pantera negra”, que suspostamente teria sido filmada na Pedra Branca é mais famosa que imaginávamos. A mesma imagem circulou em grupos de WhatsApp em São Marcelo, na zona rural de Formosa do Rio Preto, oeste da Bahia. O vídeo foi feito pelo por um senhor chamado Deusimar
As imagens, que despertaram surpresa e curiosidade, mostram o felino com uma pelagem escura, caracterizando a rara e enigmática onça-preta, um fenômeno que fascina pela sua beleza única e pela raridade de seu aparecimento.
Onça-preta e onça-pintada: o que você precisa saber
Embora o nome “onça-preta” seja bastante comum e evoca imagens de um felino totalmente negro, muitos não sabem que, na verdade, trata-se de uma onça-pintada, conhecida cientificamente como Panthera onca.
A diferença entre a onça-preta e a onça-pintada está principalmente na coloração da pelagem, que em alguns indivíduos sofre uma mutação genética que resulta em uma cor escura, quase preta, em vez da pelagem amarela com manchas características.
De acordo com o biólogo Eduardo Fragoso, coordenador científico do Onçafari, essa variação na coloração é provocada pelo melanismo, um tipo de mutação genética que aumenta a produção de melanina — uma proteína responsável pela pigmentação escura dos felinos. Como resultado, as onças que apresentam melanismo têm uma pelagem predominantemente escura, que pode dar a impressão de uma “pantera negra”, embora sejam, de fato, onças-pintadas.
“O melanismo é uma mutação que eleva a produção de melanina, uma proteína presente no corpo responsável pela pigmentação preta. Com isso, os indivíduos apresentam cor predominantemente escura na superfície do corpo (seja pele, pelagem ou plumagem) em relação ao padrão de cor típico da espécie”, explica Fragoso.
Essa mutação, embora rara, não altera a identidade da onça, que permanece sendo uma Panthera onca, uma das maiores e mais poderosas espécies de felinos da América Latina, conhecida por sua habilidade de caçar, seu porte imponente e sua enorme importância ecológica nos ecossistemas onde habita.