Chapadão do Sul/MS

NOTA de Pesar – Milton César, gênio do cartum e que tinha um “outro olhar” para o mundo em sua volta

Quer informações do Chapadensenews.com.br pelo celular?

Link de acesso:

https://chat.whatsapp.com/HuKo7OA4N2v7ZKRLzZNA9A      

        O chargista Milton César morreu na noite de sábado (28), aos 55 anos, após se envolver em um acidente de trânsito na BR-163, no Jardim Colúmbia, em Campo Grande. As circunstâncias da colisão contra uma carreta estão sendo apuradas. A charge postada no corpo da matéria é um dos trabalhos do “Miltinho” e retrata o jornalista Cesar Rodrigues (chapadensenews.com.br) ao lado da dupla Kleiton e Kledir de quem é fã. Miltinho era gênio dos cartuns, muito introspectivo, e foi meu colega (Cesar Rodrigues) na Folha do Povo, com matriz em Campo Grande. deixará muitas saudades entre aqueles que tiveram o privilégio de tê-lo como colega.

Milton deixa o legado do talento que transbordava em imagens carregadas de críticas sobre o cotidiano de Mato Grosso do Sul e do mundo, além do humor e traços artísticos inconfundíveis.  Além da atuação de 20 anos no Jornal Midiamax, Milton também trabalhou em diversos veículos de comunicação do Estado e do Brasil, como o Folha do Povo, Revista Leia, A Crítica e Jornal O Estado. Portanto, são anos de trabalho ilustrados em milhares de charges sobre os acontecimentos.

Chage do jornalista Cesar Rodrigues com os cantores Keliton e Kledir feita pelo chargista Miltinho

O trabalho de Milton César também foi veiculado na revista MS Industrial do Sistema Fiems, durante a gestão do jornalista e publicitário Ulysses Cosenza, hoje CEO do grupo UCR Comunicação em Brasília, na comunicação da instituição. Ulysses lembra que o convite foi feito exatamente pela capacidade de Milton César transitar por vário temas, inclusive o da indústria. “Suas charges fizeram muito sucesso na revista, aquela época”, afirma Ulysses Cosenza.

Traços da criatividade

Em todas as charges, apesar da assinatura no canto da tela, os traços inconfundíveis de Milton César transformavam o assunto cotidiano em debate. Das mais antigas, em 2022, Milton refletiu em críticas a charge sobre o aumento da tarifa do ônibus. Das mais recentes sobre o assunto, Milton fez uma crítica ácida e humorada sobre a situação “das cavernas” dos veículos do transporte público.

Segundo o filho de Milton, Matheus Ornellas, o artista deixará uma marca eterna na história sul-mato-grossense. “Um excelente pai, marido e artista, o legado dele ficará nos nossos corações e com a forma que ele se expressava em seus desenhos. Era muito orgulhoso e gostava muito de trabalhar com o que gostava, que era a arte e sempre dizia que tinha sorte de ganhar a vida com desenho”, descreve.

A família segue com os procedimentos para o velório, previsto para a segunda-feira (29). Ainda não há informações sobre o local da despedida.

Milton

Uma das últimas artes feita por Milton (Milton César/Arquivo pessoal)

Milton nasceu em Ponta Porã. Logo, o filho relembra que ele “brincava” de torcer para o APF (Asociación Paraguaya de Fútbol). “Como tem descendentes, fazia graça com o Paraguai. Falava que o time dele é o rock and roll”.

Uma das últimas artes retratava Milton a nova idade “nas costas”. A imagem ilustra ele carregando os 55 anos, feita no dia 14 de junho deste ano.

‘Trajetória registrada’

Sócio-fundador do Jornal Midiamax, Carlos Eduardo Belineti Naegele, diz que Milton é insubstituível e será eternizado com o legado das suas artes. Ele recebeu a notícia pela manhã e conversou com os familiares do artista.

“A trajetória profissional está registrada. Ele tinha a capacidade impar de conseguir, através da arte e da sua sensibilidade, em transformar os fatos em desenhos, que por si espelhavam com muita inteligência e perspicácia. Era um pessoa simples, mesmo com mais de 20 anos de carreira, sempre surpreendendo a cada charge. Eu brincava com ele dizendo ‘qual a pérola de hoje?’. Era um profissional que tinha prazer em trabalhar com o que gostava, vibrava a cada arte. A lembrança dele conforta nossa dor. Perdemos uma pessoa companheira de longa data e que vai fazer muita falta”, relata.

***Com informações do Midiamax

Tópicos Relacionados:#cartunista#charge#Chargista

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também