Chapadão do Sul/MS

MULHERES de Chapadão do Sul participaram da “Caravana Sebrae Delas” em CG.  Objetivo foi estimular  empreendedorismo feminino com  capacitação

Quer informações do Chapadensenews.com.br pelo celular?

Link de acesso:

https://chat.whatsapp.com/HuKo7OA4N2v7ZKRLzZNA9A

       Pelo menos 5 mulheres empreendedoras de Chapadão do Sul compareceram na “Caravana Sebrae Delas” em Campo Grande.  Cerca de 10 milhões de mulheres estão à frente de pequenos negócios no Brasil. Elas são mais escolarizadas e buscam mais capacitações, mas quando o assunto é crédito, o acesso entre as mulheres é menor. Estudo do Sebrae realizado a partir de dados do Banco Central mostrou que o tíquete médio de crédito feito para as mulheres é menor e as taxas de juros maiores.

Com início em Campo Grande, no Delas Day, o Caravana Sebrae Delas vai levar capacitação e apoiar o empreendedorismo feminino levando agentes bancários ao encontro das mulheres. Para as operações de crédito feita para as mulheres, o Fundo de Amparo a Micro e Pequena Empresa (FAMPE) vai custear 100% das garantias exigidas para a concessão de empréstimos à elas. Normalmente, o Fampe avaliza até 80% dos créditos.

Esperamos com isso, aumentar a participação das mulheres em soluções de crédito e estimular uma redução de taxa de juros praticadas nas operações concedidas para as mulheres.  A iniciativa busca responder a uma realidade revelada pela pesquisa “O financiamento do empreendedorismo feminino no Brasil: um panorama do mercado de crédito” feita pelo Sebrae com base em dados do Banco Central que, enquanto nos financiamentos contratados pelos donos de pequenos negócios a taxa média foi de 36,8% ao ano, para o público feminino fica em 40,6%.

“A realidade é que apenas 29,4% do crédito concedido no país beneficia empresas lideradas por mulheres. E, mesmo quando conseguem obter o empréstimo, elas acabam enfrentando taxas de juros, em média, 4 pontos percentuais mais altas do que as aplicadas a empresas geridas por homens”, justifica Margarete Coelho, diretora de Administração e Finanças do Sebrae.  

O evento conta com palestras, painéis, workshops, rodadas de negócios, atrações culturais e networking. Entre as palestrantes convidadas estão a apresentadora e empresária Ana Hickmann, a cantora e atriz Mariana Rios, a comunicadora Maria Cândida e a especialista em saúde mental Elisama Santos.

O mote do encontro será “Jornadas que inspiram novas histórias”. Por essa razão, o Sebrae vai aproveitar o evento para lançar a edição do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2025, que reconhecerá histórias de mulheres empreendedoras nas categorias: pequenos negócios; microempreendedora individual (MEI); produtora rural; ciência e tecnologia; e negócios internacionais. Desde 2004, mais de 100 mil mulheres se inscreveram e mais de 200 foram premiadas. As inscrições estarão abertas em breve.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também