Quer informações do Chapadensenews.com.br pelo celular?
Link de acesso:
https://chat.whatsapp.com/HuKo7OA4N2v7ZKRLzZNA9A
A foto postada por uma mulher com a criança no colo pode até ser fakenews porque a imagem nem ser dela. Já o fato de usar uma criança para dar golpe para arrecadar dinheiro afeta – principalmente – aqueles que realmente precisam e estão numa situação difícil. As pessoas estão cada vez mais desconfiadas em fazer doações com receio deste golpes. A redação do portal BNC Notícias de Paraíso das Águas identificou o falso pedido de ajuda, apesar do texto comovente no qual a mãe se apresentava como da cidade.
A mulher relatava a luta do filho de 6 anos contra um tipo agressivo de câncer e pedia doações financeiras via PIX. Desconfiado do conteúdo e da origem da mensagem — enviada por um número com DDD de outro estado — o jornalista responsável pelo site entrou em contato com a equipe de saúde do município. Após verificação, foi confirmado que não há nenhum registro de caso semelhante na rede pública de saúde local.
Inicialmente, a pessoa informou o nome do bairro e cidade, mas, ao ser solicitada a fornecer um endereço para uma visita da reportagem e a realização de uma matéria mais completa, deixou de responder às mensagens, reforçando a suspeita de que se tratava de uma tentativa de golpe.
Na mensagem, a suposta mãe relatava um drama emocional, afirmando que o pai da criança teria abandonado o menino ao saber da doença. A história, que incluía a suspensão de benefícios sociais e a necessidade urgente de um medicamento de alto custo — o Brentuximabe 50mg (ADCETRIS), avaliado em R$ 18 mil por ampola —, tentava sensibilizar os leitores. Também eram solicitadas doações de alimentos e roupas. Passou dados bancários e número de telefone para contato.
O BNC Notícias alerta a população para redobrar a atenção diante de pedidos de ajuda recebidos por redes sociais, aplicativos de mensagens ou e-mails. Golpistas costumam usar histórias emocionantes e detalhadas para dar veracidade à fraude, aproveitando-se da solidariedade das pessoas.
Casos como esse devem ser denunciados imediatamente à polícia ou aos órgãos competentes, e é fundamental verificar a autenticidade das campanhas de doação antes de realizar qualquer transferência. (Fonte BNC)