Chapadão do Sul/MS

MS enfrenta seca histórica com chuvas 100% abaixo da média em junho

 Quer informações do Chapadensenews.com.br pelo celular?

Link de acesso:

https://chat.whatsapp.com/LvofZoy4M2UJz2141UJsA7

Pelo segundo mês consecutivo, Mato Grosso do Sul registra chuvas muito abaixo da média histórica. Em junho deste ano, a maioria dos municípios registrou precipitação acumulada com volumes 100% abaixo do esperado. Ou seja, quase não houve chuva na maior parte do Estado.

O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS) divulgou os dados nesta terça-feira (2), mostrando que o Estado enfrenta uma das maiores secas da história.

Em contexto geral, o Cemtec observou que houve chuva acumulada entre 0-10 mm no mês de junho, em todo o Estado. Em razão disso, percebe-se que MS enfrenta uma intensificação acentuada da seca.

Uma das piores secas da história

A seca tão intensificada em junho é atípica no Estado, considerando que, historicamente, os meses mais secos costumam ser os de agosto e setembro.

Para se ter uma ideia do quanto as chuvas estão abaixo do esperado, nos trimestres entre junho e agosto, as chuvas variam entre 25 e 100 mm e, nas regiões sul, sudeste e sudoeste do Estado, entre 150 a 300 mm. Nas regiões central, leste e oeste as chuvas variam entre 100-150 mm.

Entretanto, Aral Moreira registrou maior precipitação de junho, onde se observou 4,4 mm, antes 81,7 mm eram esperados. Ou seja, para que o trimestre alcance o patamar da média histórica do trimestre, deveria ocorrer uma grande mudança no tempo nos meses de julho e agosto.

Na análise do número de dias com chuvas abaixo de 1 mm (dias sem chuva), observa-se que todos os municípios apresentam mais de 25-30 dias sem ocorrência de chuvas em junho. Confira:

midiamax.com.br

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também