Policiais da PMRv (Polícia Militar Rodoviária) de Chapadão do Sul autuaram o motorista de um caminhão plataforma por má conservação do veículo durante passagem pela MS-306. Parte do pneu já estava completamente corroído além do arame e fixado no rodado do veículo, sem condições de uso. Este tipo de situação ocorre em todo o Brasil, um País que tem no transporte rodoviário seu principal canal de escoamento da produção e outras cargas. Há registros de sul-chapadenses feridos durante a explosão de pneus de carretas nas rodovias de acesso à cidade. Este tipo de acidente também amassa a lataria dos veículos, além de atingir o para-brisa.
Pelo Brasil afora há todo o tipo de registro como caminhões flagrados trafegando com o rodado sem pneu e o motorista com sinais de embriaguez. Para-choque amarrado com cordas e com para-brisa estourado também é ocorrência frequente. Pesquisa nacional destacou que cerca de 58% dos pneus de caminhões e carretas que trafegam diariamente pela Via Dutra (BR-116), entre São Paulo e Rio de Janeiro, são reformados.
Esse dado é resultado de pesquisa realizada pelo Programa “Estrada para a Saúde”, em 138 veículos, entre caminhões e carretas, que passaram pela ação mensal de check-up dos itens de segurança dos veículos realizada pela concessionária NovaDutra e o Instituto CCR. Em alguns casos, quando os materiais utilizados nos pneus reformados não possuem procedência, há risco de acidentes na rodovia, já que podem desprender da estrutura causando alguma ocorrência ou até mesmo instabilidade do veículo.
A reportagem do estradas.com.br publicou matéria exclusiva alertando os motoristas sobre o perigo que é realidade nas rodovias brasileiras. Abordaram que diversos acidentes (sinistros) ocorreram com carcaças de pneus que se soltam de veículos. Há risco a segurança, alguns deles resultando em vítimas fatais, feridos graves e prejuízos materiais. (redação e estrada.com.br)