A Polícia Militar foi acionada para atender uma saída de pista na Avenida Rio Grande do Sul neste domingo. O carro estava com a documentação e dia, o motorista habilitado e sem alterações. O condutor foi levado ao Pronto Socorro do Hospital Municipal de Chapadão do Sul. Ele saiu da rua São Paulo, fez a conversão em direção à MS-306 e acabou perdendo o controle da direção. O veículo caiu no canal de águas pluviais da avenida e ficou bastante danificado. Já o motorista não sofreu ferimentos graves e está bem segundo fontes policiais.
Muitos carros já caíram nos canais pluviais da Rio Grande do Norte, na Avenida Goias na frente da Caixa de Água da Sanesul e na Avenida Trinta e Três. Neste caso – aparentemente – foi uma distração, mas ao longo dos anos várias ocorrências envolveram motoristas embriagados ou o excesso de velocidade.
GUARD RAIL – Em 2019 a vereadora Alline Tontini, protocolou a Indicação 441/2017 que pedia a instalação de guard-rail no prolongamento da avenida Trinta e Três com material similar aos existentes em rodovias que são bem resistentes. A parlamentar destacou que a proteção pode evitar acidentes com ferimentos ou até mesmo afogamentos em dias de chuvas intensas. Já teve um caso de carro dentro do canal pluvial com forte correnteza causada pela chuva. O motorista sobreviveu e o carro foi arrastado até passar sob o sistema de escoamento da MS-306.
EVITA QUEDAS NA ÁGUA OU BARRANCOS – O único trecho da Avenida Trinta e Três que tinha o guard rail nas imediações da Gaúcha Peças foi arrancado por uma Saveiro com placas Coxim em abril de 2014. O motorista estava acompanhado pela esposa e ambos sofreram ferimentos no choque contra o para-brisa. Não há informações sobre as circunstâncias do acidente ou se usavam cinto de segurança. Sem a proteção teriam caído cerca de três metros num local cheio de água porque chovia no momento.
PROTEGE MESMO? – O guard-rail protege ou piora a vida do motorista em uma batida? A função dele é aumentar a segurança, evitando que o veículo saia da pista e caia de grandes alturas, invada o outro sentido ou ainda entre em casas ou outras construções às margens da via. Mas o guard-rail tenta estancar todo o movimento do veículo acidentado, e muitas vezes o carro, caminhão ou ônibus volta para pista com o impacto e fica lá parado
BARREIRAS ROLANTES – O guard-rail rolante possui estruturas independentes que rolam. Ao invés de parar totalmente o veículo e jogá-lo de volta para a pista, ele absorve parte do impacto e, com suas estruturas superiores e inferiores, corrige a rota do veículo, empurrando-o para frente e na direção correta da via. Isso permite que o motorista ainda possa usar o volante e ter relativo controle do carro.