Moradores do Esplanada IV enviaram uma reclamação à Sedema (Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente) solicitando providências sobre um cão da raça Pitbull que fica solto nas ruas. Segundo eles o animal tem comportamento antisocial e ataca pedestres. Já há relatos neste sentido que reforça o pedido de providências. Não importa a raça ou tamanho. Lugar de cachorro é dentro dos pátios para a proteção deles e das pessoas. (Foto Ilustração)
Não é raro as pessoas acharem que o pitbull é bravo. Afinal, esse é um cão que sempre está em evidência por ter atacado alguém ou coisa do tipo. Porém, será que podemos analisar e entender o comportamento de um pitbull, somente através de uma (ou várias) atitudes isoladas? A resposta é não.
Ou seja, um pitbull não é apenas um cachorro agressivo, bravo e que vai atacar qualquer estranho a qualquer momento. Naturalmente, esse tipo de comportamento não faz parte de um pitbull saudável do ponto de vista mental. Essa é a resposta geral para essa pergunta. Afinal, é muito comum que você sempre tenha ouvido falar “mal” do pitbull, como se ele fosse um animal nada sociável e extremamente agressivo. Porém, não é bem por aí. Não é um cão agressivo, feroz, violento e “sanguinário” como muita gente imagina.
Muito pelo contrário, na verdade. O pitbull é um cão assim como vários outros cães. Ou seja, é um cão que tem instintos, necessidades e pode reagir de maneira agressiva ou não em determinadas situações. E para entender isso, basta analisarmos um Pinscher. Mesmo o menor de todos eles, pode ser bem bravo.
Ou seja, o comportamento e o temperamento não tem a ver com a fama que o cachorro carrega. Mas sim, ao ambiente, ao adestramento e a socialização que o tutor oferece. O comportamento de um cão, independente da raça, tem tudo a ver com o tutor. É ele o principal responsável por deixar um cão ser extremamente calmo e dócil, ou extremamente agressivo e violento – como é o caso de alguns pitbulls.
Em resumo, não podemos considerar que o pitbull é bravo. Mas sim, que ele eventualmente sofre maus tratos e, por isso, age de maneira agressiva. E maus tratos, nesse caso, não necessariamente é agir com violência ou desprezo contra o dog. Mas sim, simplesmente oferecer um ambiente cheio de estímulos negativos.
Existem muitas coisas que fazem com que pessoas acreditarem que um pitbull é bravo ou violento. A grande maioria dessas constatações partem de conceitos pré-definidos, que não levam em consideração vários outros critérios da vida do animal. Mas sim, apenas o “conhecimento popular”, que é: o pitbull é bravo. (redação e portaldodog.com.br) (Foto http://www.petmaxi.com.br/)