Chapadão do Sul/MS

MORADORES de Chapadão do Sul viajaram no “olho da tempestade de areia” no domingo. Veja vídeos

A instabilidade atmosférica do final de semana segue rendendo imagens impressionantes que mostram a assustadora força da natureza em vários estados. Vários moradores de Chapadão do Sul foram pegos de surpresa durante deslocamentos no domingo em meio a maior tempestade de areia movido por poderosas rajadas de ventos dos últimos anos. Vários internautas como Alessandra Rodrigues estiveram “no olho da tempestade” e registraram a experiência. Ela vinha de Três Lagoas e trafegou com temporal até praticamente chegar em Chapadão do Sul, no começo da chuva. (Abaixo vídeos de Alessandra) (Foto principal Google)

As nuvens de poeira gigantes que se formaram no interior de São Paulo, Minas Gerais, Chapadão do Sul e região são comuns diante das condições climáticas desta época do ano e podem se repetir, alertam meteorologistas.  Segundo os especialistas, a formação é consequência de um fenômeno chamado de frente de rajada e consiste na combinação da poeira acumulada ao longo de semanas de estiagem com os fortes ventos que ocorreram antes das chuvas. 

Em Ribeirão Preto (SP), por exemplo, as rajadas chegaram perto dos 100 km/h. Na mesma região, em Pradópolis (SP), os ventos chegaram a 80 km/h.  “Todos esses núcleos intensos de chuva que acontecem de forma muito isolada estão associados a grandes rajadas de vento, grandes frentes de rajada. E foi o que aconteceu ao longo da tarde de domingo no interior de São Paulo, também em algumas cidades do Triângulo Mineiro. Alguns núcleos de chuva se formaram e antes da chuva chegar veio toda essa frente de rajada que fez com que toda essa poeira subisse e se elevasse alguns níveis mais elevados da atmosfera”, explica a meteorologista Daniela Freitas, do Climatempo.  

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também