Chapadão do Sul/MS

MORADOR de Chapadão do Sul perdeu mais de R$ 4 mil em golpe virtual. Nem o Governo Federal escapou e teve prejuízo de milhões

Quer informações do Chapadensenews.com.br pelo celular?

Link de acesso:

https://chat.whatsapp.com/HRWputJNL1UJPuYEJ9ivBq

       Toda semana uma vítima de crime virtual presta queixa na delegacia de Polícia Civil de Chapadão do Sul. Os golpes são os mais variados e vão desde a “Gostosa do Face” e os bancários, os mais recorrentes. A soma dos desvios de dinheiro através de estelionatos nos últimos anos são vultosas. Na semana passada o sistema de pagamento do Governo Federal foi invadido. Há suspeita de desvios de recursos do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi). O que sobra para nós, meros correntistas de pequenos valores bombardeados por hackers maliciosos todos os dias. Sempre terá vítimas que perderão suas suadas economias.

Na semana passada um morador de Chapadão do Sul  recebeu ligação de supostos atendentes do Banco Nubank. Este crime é manjado, mas pega os correntistas desprevenidos com alertas sobre tentativa de invasões em suas contas. Fica desatento com o impacto da informação e “nas mãos do estelionatário”. Foi induzido a seguir alguns passos para proteger a conta  sem imaginar que estaria dando acesso virtual ao criminoso

Logo a seguir foram  realizadas duas operações desautorizadas via PIX em sua conta. A correntista teve o prejuízo de R$ 4.788,00.  Já a Polícia Federal e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) investigam a invasão realizada neste mês ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), com suspeita de desvio de recursos do governo federal. 

O Siafi, gerido pelo Tesouro Nacional, é o principal instrumento utilizado para registro, acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira e patrimonial do governo federal.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que a invasão não foi de um hacker, mas de algum usuário que já tinha acesso à plataforma. De acordo com o ministro, o sistema está preservado e a Polícia Federal acompanha o caso para encontrar os responsáveis. 

Em nota, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) afirmou que “o episódio não configura uma invasão, mas sim uma utilização indevida de credenciais obtidas de modo irregular”.

(Foto https://www.comerciariossp.com.br/)

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também