Quer informações do Chapadensenews.com.br pelo celular?
Link de acesso:
https://chat.whatsapp.com/HuKo7OA4N2v7ZKRLzZNA9A
Vítimas de crimes virtuais em Chapadão do Sul aparecem na Delegacia de Polícia Civil quase que diariamente. São pessoas de boa fé literalmente “assaltadas” sem armas de fogo ou branca. A internet é a ferramenta moderna usada pelos criminosos. No último registro um morador perdeu R$ 3 mil ao comprar itens como freezer, geladeira, jogo de mesa, entre outros. Após contato com a anunciante fechou a negociação. Foi informado que os itens já estariam prontos para embarque e solicitou adiantamento de R$ 3 mil.
Um homem residente em Chapadão do Sul seria o responsável pelo logística. O estelionatário chegou a enviar imagens de um caminhão com os itens a serem transportados e embarcando com os produtos negociados. Após o pagamento a anunciante alegou que seu marido não autorizou mais a venda e que o valor seria devolvido. Chegou a solicitar uma chave Pix da vítima.
Desde então, nem a anunciante nem o suposto transportador atendem mais aos contatos. O valor pago não foi restituído. Trata-se de mais um golpe virtual que dificilmente será esclarecido r falta de aparelhamento adequado do estado nestes casos.
Recentemente o governo de Mato Grosso do Sul oficializou a criação da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos (Dercc). A nova unidade será dedicada ao combate e à investigação de crimes virtuais. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado.
A nova unidade de segurança integra a estrutura do Departamento de Polícia Especializada da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul.
Entre as competências da Dercc estão:
Apurar crimes econômicos e patrimoniais praticados por meios cibernéticos
Investigar crimes contra a honra e a liberdade individual praticados online
Assumir investigações de crimes cibernéticos complexos que demandem conhecimento técnico especializado ou envolvam organizações criminosas
Prestar apoio técnico e orientação às demais delegacias no combate aos crimes virtuais.