Chapadão do Sul/MS

MOÇÃO de Pesar lembrou a memória de Stefan Duch em Chapadão do Sul. Homenagem foi proposta pela vereadora Alline Tontini

Quer informações do Chapadensenews.com.br pelo celular?

Link de acesso:

https://chat.whatsapp.com/HuKo7OA4N2v7ZKRLzZNA9A

           A vereadora Alline Krug Tontini é a autora da Moção de Pesar pelo falecimento do produtor rural Stefan Duch (92). Foi  pioneiro de Chapadão do Sul e um dos fundadores da Colônia Entre Rios, em Guarapuava (PR). Era viúvo, teve 4 filhos, 7 netos, 11 bisnetos e uma longa história voltada ao agronegócio em Chapadão do Sul.

Duch estava morando em Guarapuava e faleceu por causas naturais. Deixou um legado de luta e história de superação. Natural da Iuguslávia, região da Suábia, fugiu dos horrores  da segunda grande guerra, para a Austrália antes de migrar ao Brasil. Chegou em 1951, na então pequena cidade de Guarapuava (PR).

Naquele município paranaense foi um dos fundadores da Colônia Entre Rios, onde começou sua história de luta e sucesso através da agricultura. Em 1979 chegou a Chapadão do Sul quando os gaúchos começaram a colonizar a região. Com sua experiência de emigrante encontrou no município  a oportunidade de adquirir uma grande área próxima da cidade, a Fazenda Estiva, pertencente até os dias atuais a sua família.

Católico fervoroso, Stefan Duch chegou a construir ainda na Colônia Entre Rios uma capela.  Foi neste local que seu corpo velado. Em Chapadão do Sul foi um dos grandes colaboradores da Paróquia São Pedro Apóstolo, ajudando na construção da Matriz e mais tarde na sua reforma.  

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Também